4

MARC FERREZ


“O OLHAR SOBRE A CIDADE”

        No início do século XX, a transformação das principais cidades brasileiras seguiu os padrões franceses da Belle Époque, satisfazendo os desejos de uma elite ansiosa por mostrar seus usos e costumes europeus.
        Tratava-se de romper com um passado colonial através de um urbanismo técnico, pelas medidas higienizadoras e pelo controle social.
        Sorocaba passa por um processo de mudanças a partir de meados do século XX e, contém em suas ruas, vestígios de uma cultura arquitetônica histórica, regional e nacional retratada neste trabalho.
        A exposição “O OLHAR SOBRE A CIDADE”, que mostra o olhar dos alunos sobre a fotografia, a história e a cidade, faz parte de uma atividade desenvolvida nas 8as séries do Colégio Objetivo que consiste em captar a paisagem urbana de Sorocaba, a partir dos conceitos e ideias analisados na obra de Marc Ferrez (1843 – 1923), fotógrafo que registrou as mudanças da Belle Époque no Brasil.
        Enfim, tem por objetivo refinar e resgatar o olhar dos alunos sobre a História presente na urbanização e modelos arquitetônicos historicamente constituídos em nossa cidade. 
prof. Ailton


PARA A REALIZAÇÃO DO SEU TRABALHO SERÁ NECESSÁRIO VOCÊ OBSERVAR UM POUCO SOBRE A VIDA E A OBRA DE NOSSO ARTISTA, CLIQUE EM:

AGORA VEJA O ALBÚM  DE FOTOS DE MARC FERREZ E FAÇA SUA ANÁLISE: CLIQUE EM 
FOTOS 

TRABALHO: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

           Nós faremos uma exposição fotográfica baseada nas obras de Marc Ferrez e, o objetivo deste trabalho é fazer uma releitura de suas obras na cidade de Sorocaba atualmente, tendo como pano de fundo a Belle Époque a qual nosso fotógrafo se dedicou.
              Para isso escolha uma das fotos de Ferrez, após ler sua obra e ter feito as atividades em sala sobre fotografia como documento histórico. A partir da análise desta foto (ver roteiro entre em sala) você terá as ideias utilizadas por Ferrez e poderá reproduzí-las em nossa cidade. Em seguida, faça uma foto levando em consideração os conceitos extraidos da foto analisada e monte a fotografia para exposição, conforme o formato exigido pelo professor em sala.  Não esqueça de analisar a sua foto também (pode ser no caderno mesmo) e mostrar ao professor no dia da entrega.