A base da revolução matemática exercida pela civilização Grega partiu de uma idéia muito simples. Enquanto Egípcios e Babilônicos perguntavam: “como”? os filósofos gregos passaram a indagar: “por quê”? Assim, a matemática que até este momento era, essencialmente, prática, passou a ter seu desenvolvimento voltado para conceituação, teoremas e axiomas.
A matemática, através da história, não pode ser separada da astronomia. Foram as necessidades relacionadas com a irrigação, agricultura e com a navegação que concederam à astronomia o primeiro lugar nas ciências, determinando o rumo da matemática.
Dois fatores estimularam e facilitaram o grande desenvolvimento da ciência e da matemática pelos filósofos gregos: a substituição da escrita grosseira do antigo oriente por um alfabeto fácil de aprender e a introdução da moeda cunhada, o que estimulou ainda mais o comércio.
A matemática moderna teve origem no racionalismo jônico, e teve como principal estimulador Tales de Mileto, considerado o pai da matemática moderna. Este racionalismo objetivou o estudo de quatro pontos fundamentais: compreensão do lugar do homem no universo conforme um esquema racional, encontrar a ordem no caos, ordenar as idéias em seqüências lógicas e obtenção de princípios fundamentais. Estes pontos partiram da observação que os povos orientais tinham deixado de fazer todo o processo de racionalização de sua matemática, contentando-se, tão somente, com sua aplicação.
Neste período começam a surgir as primeiras divisões nas ciências. Na Grécia surgem dois grupos distintos de filósofos: os Sofistas e os Pitagóricos, os quais passam a analisar as ciências de dois modos diferentes.
Os Sofistas abordavam os problemas de natureza matemática como uma investigação filosófica do mundo natural e moral, desenvolvendo uma matemática mais voltada à compreensão do que à utilidade. É o começo da abstração matemática, em detrimento da matemática essencialmente prática.
Os Pitagóricos, sociedade secreta criada por Pitágoras de Samos, enfatizavam o estudo dos elementos imutáveis da natureza e da sociedade. O chefe desta sociedade foi Arquitas de Tarento. Os Pitagóricos estudavam o quadrivium (geometria, aritmética, astronomia e música). Sua filosofia pode ser resumida na expressão “tudo é número”, com a qual diziam que tudo na natureza pode ser expresso por meio dos números. Pitágoras dizia que: “tudo na natureza está arranjado conforme as formas e os números”. Aos Pitagóricos (Pitágoras, principalmente) podemos creditar duas descobertas importantes: o conceito de número irracional por meio de segmentos de retas incomensuráveis e a axiomatização das relações entre os lados de um triângulo retângulo (teorema de Pitágoras), que já era conhecido por babilônicos e egípcios.
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Da matemática da antiguidade, fundamental a nós hoje, podemos citar: processos de contagem, numeração, trigonometria, astronomia, geometria plana e volumes de corpos sólidos, sistema sexagesimal, equações quadráticas e bi-quadráticas, relações métricas nos triângulos retângulos, seções cônicas e o método de exaustão, que foi o germe do cálculo integral.
QUE TAL UM JOGO AGORA???
JOGUE QUAL É O MATEMÁTICO AGORA MESMO:
Legal. Não acredito que Mat e Hist estão juntas.
ResponderExcluirGostei
Gustavo de Sousa Moraes.
matemática e história são matérias legais,juntas mais ainda.Achei muito interessante.
ResponderExcluirlucas 5A centro
Professor, eu postei três vezes o mesmo comentário e não foi, o que eu faço? rayssa moura - 5ª A centro
ResponderExcluirOlá professor, tudo bem? Espero que sim, aqui quem fala é a Rayssa da 5ª série -A - Objetivo Centro
ResponderExcluirEu achei muito interessante e concordo que a pergunta "por quê?" é mais importante um pouco do que "como?", este sendo importante também, achei muito legal estudarmos a matemática com história que são duas matérias úteis e importantes. Gostei muito! Rayssa
historia e matematica sao minhas materia favorita imagine as duas juntas é muito daora
ResponderExcluirRAYSSA PODE POSTAR QUANTAS VEZES DESEJAR!
ResponderExcluirPUBLICO ASSIM QUE EU VER OS COMENTÁRIOS!
ABRAÇO
oi tudo bom?espero que sim.;...
ResponderExcluirAdorei a sua maneia entao pode dar sempre que sempre quiser vou ler,jogar,aprender mais do que eu aprendo na aula....Carolina 5ªa objetivo centro.
achei muito legall
ResponderExcluirparabens pelo blog
Achei interesante!!!
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