0

Criacionismo ou Evolucionismo?

Sem dúvida, um dos maiores mistérios da humanidade é a origem do homem e o porquê de nós sermos tão diferentes dos animais. O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem.
0

CORONELISMO

Basta fazer uma pesquisa na Internet para se encontrar o termo "coronel" com sentido irônico[...] caracterizando um político autoritário, retrógado e assistencialista.[...]

0

CANUDOS E O CONTESTADO EM VÍDEO

Família nordestina, cada familiar carrega uma enchada
Este vídeo sobre Canudos e Contestado: Guerras de Deus e do Diabo, aborda aspectos referentes a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado. Mostra o desfecho da Guerra de Canudos e inicia o desenrolar da Guerra do Contestado, apresentando suas causas, seus principais líderes e suas demais características.



0

Impérios Medievais

Para este bimestre os alunos irão desenvolver seus trabalhos sobre dois grandes impérios do período medieval: Bizantino e Árabe (Islão).
0

CICLO DO OURO

ciclo do ouro2
Na História do Brasil, o ciclo do ouro é compreendido como o período em que vigorou a extração e exportação do ouro  como principal atividade econômica na fase colonial do país. Ocorrera após o declínio da produção açucareira no Brasil, época em que Portugal buscara novas fontes de renda na colônia.
As primeiras minas foram encontradas pelos bandeirantes no atual estado de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O auge do ciclo do ouro no século XVIII, gerou uma grande corrida em busca do metal precioso.
A extração exigia investimentos em mão-de-obra, equipamentos e  a aquisição de terrenos auríferos. A extração do ouro ficou nas mãos dos grandes proprietários rurais e comerciantes.
A Coroa Portuguesa adquiria lucro por  meio da cobrança de taxas e impostos, ou seja , o explorador que encontrasse e extraísse o ouro deveria pagar o quinto à Coroa Portuguesa. O imposto era cobrado pelas Casas de Fundição, onde as pedras eram derretidas e transformadas em barras.
O quinto significava 20% (um quinto, daí o nome do imposto) de cada quantidade apresentada e era encaminhada para Portugal. Porém, haviam desvios e sonegações que, quando descobertos, eram penalizados duramente.
Além do quinto, havia a derrama que exigia o envio anual de 1500 kg de ouro para Portugal; e a capitação, imposto cobrado por cada escravo utilizado como mão-de-obra na extração das minas.

ACESSE O RESUMO DO CONTEÚDO SOBRE O CICLO DO OURO