Proclamação da República


A República de Manoel Rodrigues foi representada sentada num trono, como Chinard. A roupa branca significando a paz da qual ela é portadora; mas o braço direito está apoiado numa espada, sinal evidente de que pode usar a força caso necessário, ao mesmo tempo que evoca as lutas à sua implantação. 


Assista ao vídeo a seguir para responder as questões abaixo: (no caderno)



1. Explique os fatores que levaram a monarquia ao fim no Brasil.

2. Identifique as características dos "republicanismos" no país.

3. Faça uma visita virtual ao Museu Republicano de Itu, palco do surgimento do Partido Republicano Paulista em 1873 e anote fatos marcantes do período que você encontrar.

 


ATIVIDADE 2: CASO DE NAZISMO NA TV E O CONCEITO DE REPÚBLICA



REPORTAGEM 1: JORNAL DA CULTURA



REPORTAGEM 2: BANDEIRANTES



REPORTAGEM 3: JOVEM PAN



REPORTAGEM 4: TERRA



LEI BRASILEIRA: n° 7.716/1989 

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.



TRECHO DO LIVRO "MINHA LUTA"

“Nesse tempo, abriram-se-me os olhos para dois perigos que eu mal conhecia pelos nomes e que, de nenhum modo, se me apresentavam nitidamente na sua horrível significação para a existência do povo germânico: marxismo e judaísmo”.


“A concepção racista… em princípio, vê no Estado somente um fim que é o da manutenção da existência das raças humanas. Ela não crê de maneira nenhuma na sua igualdade, mas, ao contrário, reconhece tanto a sua diversidade como o seu valor mais ou menos elevado. Este conhecimento confere-lhe a obrigação, segundo a vontade eterna que governa este mundo, de favorecer a vitória do melhor e do mais forte, de exigir a subordinação dos maus e dos fracos… A cultura e a civilização humanas estão neste continente indissoluvelmente ligadas à existência do Ariano… Sem a possibilidade de utilizar homens de nível inferior, o Ariano nunca poderia ter dado os primeiros passos para a cultura que ulteriormente criou; da mesma maneira que, sem a ajuda de certos animais que tinham as qualidades necessárias e que ele soube domesticar, nunca teria chegado a uma técnica que lhe permite agora passar pouco a pouco sem esses animais…” p. 287-288. 


DE QUE FORMA ESTE CASO PODE SER RELACIONADO A NOÇÃO DE REPÚBLICA NO BRASIL?


40 Comments:

Giovanna Moura Krausz disse...

A roupa branca significa a paz, o braço está apoiado em uma espada, mostrando que tem força do exército. As folhas de café em sua cabeça representam seu vínculo com a matriz francesa e a nacionalidade, e como fundo, uma parede estampada com as estrelas da República e a data da Proclamação. Tem também, o manto e o trono. O manto representa a cor do Brasil . Já o trono quer dizer que ela já tem e já tomou o lugar da coroa. A imagem da República de Manoel Rodrigues queria passar uma imagem calma e tranquila de seu governo, o que não é verdade. A eleição de Prudente de Morais também causou enormes dificuldades para as fazendas cafeicultoras paulistas. O governo de Prudente de Morais lutava contra as pressões e as sucessivas quedas no preço do café no mercado internacional.
o governo também tentava acalmar o Rio Grande do Sul, ainda conturbado pela Revolução federalista. Implantou um limite de divisa com a Argentina e enfrentou a sangrenta Guerra de Canudos com grande desgaste para o governo. Com tudo isso,o regime republicano assumiu uma posição oposta.A República enquanto imagem oficial, deveria sair do cotidiano acidentado da política para ocupar a eternidade do Panteão.

Anônimo disse...

Eu achei varias partes do texto importante uma delas foi a explicação da imagem, que pode nos dar as primeiras característica da Republica comandada por Manoel Rodrigues, a . A roupa branca que significando a paz,o braço direito que está apoiado numa espada, sinal de que pode usar a força caso necessário,O barrete frígio laureado com ramos de café que representava ao mesmo tempo seu vínculo com a matriz francesa e a nacionalidade...
A segunda parte é que o governo de Prudente de Morais lutava contra as pressões inflacionárias e as sucessivas quedas no preço do café no mercado internacional ,enquanto o ministro da Fazenda Rodrigues Alves procurava resolver problemas financeiros da forte depressão econômica do “encilhamento” de 1890 , o governo entrando em difícil questões nacionais e internacionais:tentando pacificar o Rio Grande do Sul, ainda conturbado pela Revolução federalista.

DE:Gabriel Evangelista Christoforo

PARA:Aylton

Murillo Borges 8Q disse...

Eu acho que os pontos mais importantes do texto são os que destacam os significado "escondido" de cada coisa na foto, que deixavam mensagens subentendidas para o povo como por exemplo roupa branca significando a paz e ao mesmo tempo o braço direito está apoiado numa espada, sinal que mostra que pode ser usada a força caso necessário, e também o barrete com ramos de café representa ao mesmo tempo seu vínculo com a matriz francesa e a nacionalidade, aos seus pés as palmas, símbolo da vitória e da consagração, e ela esta sentada no mesmo trono dos Bragança o que mostra que a república estaria sentada no trono ocupado pela monarquia, assumindo seu lugar de direito e seu lugar de prestígio.

Caroline Yumi disse...

O texto diz que a pintura possui vários elementos importantes que remetem tanto ao passado como ao presente do brasil, mas que tentam transmitir uma espécie de aviso, como se agora estivesse tudo calmo, mas caso precisasse eles saberiam como intervir, mas ao mesmo tempo mostra uma ideia de governo perfeito, como se nada de errado acontecesse, apesar de tantos problemas estarem ocorrendo e terem ocorrido. A pintura em meio a tantos problemas, transmite de alguma maneira paz.

Caroline Yumi

Anônimo disse...

De acordo com o texto, mesmo após a proclamação da república, resquícios do sistema imperialista restavam. A imagem da república era mostrada como sinal de estabilidade e tranquilidade para a população, o que não estava acontecendo realmente devido à inflação do café e aos problemas do sistema cafeeiro. O texto resume bem como a população estava isenta do sistema republicano, e sobre os problemas enfrentados no sistema. Através desse post dá para entender como funcionava a República- Rebeca- 8ªQ

Anônimo disse...

Eu achei mais interesante a parte da espada na mão dela , por representar a aliança que ela tinha com os militares , caso alguma coisa saise do controle ela tinha coomo apoio os militares .

|Felipe- 8°Q |

Anônimo disse...

Descreve a imagem da República de Manoel Rodrigues,que mostra o que a roupa,espada,barrete e palmas significam. Fala sobre o manto e o trono, que são dois elementos no quadro que fazem referência com o recente passado imperial, e que a partir disso a República estaria sentada no trono ocupado pela monarquia, assumindo seu lugar de direito e seu lugar de prestígio.E que a República deveria sair do cotidiano acidentado da política para ocupar a eternidade do Panteão.


Milena Rocha - 8ªP 11/02/12

camilla disse...

Na Alegoria de Manoel Rodrigues, dois elementos no quadro fazem referência com o recente passado imperial: o manto e o trono. O manto concebido por Manoel Rodrigues não é de veludo, o que o afasta da representação imperial. Já o trono remete à insígnia exclusiva da realeza, e no caso, a figura da serpe, um dos elementos que representavam a dinastia dos Bragança. Vista desta maneira, a República estaria sentada no trono ocupado pela monarquia, assumindo seu lugar de direito e seu lugar de prestígio.


RAPHAEL 8ªQ

Maria Victória 8Q disse...

No texto mostra a dificuldade que Manoel Rodrigues teve para implantar a Republica no Brasil, pois uma coisa é falar que é e outra por em pratica, e ao mesmo tempo o Brasil tinha um problema na fronteira com a Argentina além de ter que provar para o povo que a República era melhor para ele do que a Monarquia.

Vinícius Del disse...

Achei importante a parte em que descrevem a moça da foto, apontando suas características e relacionando-as com os fatos cotidianos da época. Exemplo : Sua espada significava força e poder militar.

Anônimo disse...

A pessoa na imagem representa o poder economico, militar egovernamental. Representa a vitoria, a exclusividade real.

Matheus Zani disse...

A imagem representa a monarquia dominada pela República, o governo Prudente de Morais valorizava o seu preço de café, o governo enfrentava difíceis questões nacionais.

Anônimo disse...

Para mim, a parte do texto mais importante é na qual é mencionada a troca da monarquia para a republica, citando como essa troca foi representada por uma imagem, e todos os elementos presentes nela. -Fernanda Narita. 8Q

Anônimo disse...

Para mim, a parte do texto mais importante é na qual é mencionada a troca da monarquia para a republica, citando como essa troca foi representada por uma imagem, e todos os elementos presentes nela. -Fernanda Narita. 8Q

Bruna Cassioalato - 8aQ disse...

Eu achei mais importante a parte em que fala da troca de monarquia para república e o que isso significou para o povo e seus efeitos, e também a imagem que representa a república em si.
Bruna Cassiolato - 8aQ

Juliana Berbel disse...

Na minha opinião, a parte mais importante do texto, é a parte em que fala que o quadro representa o trono o manto,que a República de Manoel Rodrigues transmitiu as sensações de estabilidade, serenidade e força perene. Já no governo de Prudente de Moraes não foi bem assim seu governo sofreu muitas dificuldades, a parte importante foi essa diferença entre governos.

victhor yamasaki disse...

"Se a imagem da República de Manoel Rodrigues foi concebida para transmitir as sensações de estabilidade, serenidade e força perene, esta imagem não correspondia em nada ao período do governo de Prudente de Morais, que não pode ser descrito como pacífico" ., Enquanto o quadro tenta mostrar um reino calmo , sem problemas e honesto , a realidade é o oposto , sangue nas ruas , problemas internacionais e oligarquia.

Bruno paulino disse...

O texto diz que a republica foi representada por uma mulher de branco que significa a paz, sentada em um trono substituindo a monarquia,segurando uma espada que significa que usara a força se for necessario. Essa imagem foi o simbolo adotado na republica de Manoel rodrigues

Anônimo disse...

Eu achei interessante porque a imagem da republica ao mesmo tempo que representa a queda da monarquia, também tem alguns elementos dela como o manto e o trono.

Luís Henrique 8a P

Anônimo disse...

Gostei da explicação, relata bem detalhado de como as vestimentas eram importantes na sociedade, pois representavam a soberania, o poder como por exemplo a espada.

abraço... NOIS TAMO JUNTO OOOOOOOO
max 8.p

maah disse...

Eu entendi que a republica de Manoel Rodrigues foi representada em um trono, como Chinard. A roupa branca significa paz,a espada e um sinal de força e poder.O barrete frígio representa o vinculo com a mátris francesa e a nacionalidade.Nos pés as palmas, símbolo da vitória e da consagração e no fundo, uma parede estampada com as marcas da República e a data da Proclamação.
Marina Barbosa 8ªP

Mateus Lima Sampaio disse...

partes mais importantes: o branco da roupa da "republica" significa a paz. o barrete frígio laureado mostra maior força econômica nacional da época.no fundo uma parede estampada com o simbolo da republica e é fácil ver que ela está sentada em um trono, que antes pertencia ao rei monárquico e quase absolutista dom. Pedro 2º.

Guilherme Caruso Rebelles 8ªP disse...

Manoel Rodrigues para demonstrar estabilidade no novo tipo de governo colocou varios fatores na imagem que dão essa sensação como exemplo:a roupa branca(paz), a espada(poder), o barrete frígio(liberdade)e o trono(republica ocupa o lugar da monarquia).E como diz no texto a imagem representa como deveria ser a republica, não como ela é.

Anônimo disse...

A República de Manoel Rodrigues colocaram como simbolo uma mulher impondo poder para representar a republica, como dito no texto a roupa branca a "paz" e a espada demonstrando o "poder",a imagem foi criada para dar confiança ao povo, mas o povo ainda não tinha conhecimento sobre o que era a republica, assim tendo problemas para impo-la.

Mario 8ªP

Anônimo disse...

A Alegoria da República trata-se de uma obra encomendada no governo de Prudente de Moraes, onde Manoel L .Rodrigues tenta retratar a República , ou o que gostaria que fosse a República, na época .Porém a imagem não teve o alcance esperado de uma obra de arte que inspirasse o povo.

Pedro Nolasco 8ªP

Lucas Lee disse...

A republica de Manoel Rodrigues Foi representada sentada num trono na alegoria de Manoel rodrigues dois elementos são relacionados ao periodo imperial, o manto e o trono. a imagem foi concebida para transmitir a imagem de estabilidade.

Lucas Lee

Anônimo disse...

A "Alegoria da República" trata-se de uma imagem criada por Manuel Rodrigues. A imagem representa a República como uma mulher, sentada num trono, o qual antes era ocupado pela Monarquia. Essa imagem é ao mesmo tempo de paz e de força. Isto significa que, a República, apesar de pacífica, usaria da força para se manter e alcançar seus objetivos, se necessário.
A imagem foi criada para transmitir sensações de estabilidade, serenidade e força. Porém, isto não corresponde com o período do governo do primeiro presidente civil, Prudente de Morais, pois seu governo deveria ser pacífico, como transmitido na imagem, porém, foi o oposto.

Lara Carvalho, 8ªP

Anônimo disse...

A rebublica é representada por uma mulher vestida de branco que significa a paz, no braço direito está segurando uma espada, o que representa o poder a força que ela eserse quando necesario,ela está sentada em um trono que representa que ela tomou o lugar da nobreza e o fundo o simbolo da republica a imagem da republica ñ representa bem o que era a republica pois no começo ela ñ foi nada prudente ou moral foi uma epoca dificio para todos para se acostumar com o novo poder .
eu ñ entendi muito bem o ultimo paragrafo daria para vc me esplicar na sala
grata gabriela nogueira correa de carvalho 8ªp

Anônimo disse...

Resumo: Na época da República de Manoel Rodrigues, esta foi representada num trono, como Chinard. Com roupa branca (paz, da qual ela é portadora), uma espada (significa que pode ser usada, quando necessário), ramos de café (representando a ligação entre a matriz francesa e sua nacionalidade). Seu corpo inteiro representa vitória, e, o fundo, República e data de Proclamação.
Já na Alegoria de Manoel Rodrigues, o que faz referência com o passado imperial no quadro são o manto e o trono.
O Manto feito por Manoel Rodrigues não é de veludo, ou seja, isso o afasta da representação imperial. O trono lembra o símbolo da realeza (figura da serpente).
OBS.: Professor, eu perdi (sem querer) o resto do resumo, e ficou apenas isto.
Marina scholze 8ªP

Anônimo disse...

professor eu entendi que : a roupa branca significa paz, a espada que a republica esta segurando significa força e poder , o barrete frígio (chapéu ,toca...)representa a liberdade, a planta representa a vitória ,e que a republica ocupa o lugar da monarquia.
Lucas de Abreu 8 P

Anônimo disse...

A republica sentada no trono, roupa branca simbolizando a paz e também a espada com o significado de que além de tudo ela tinha a força, o poder maior. Nos pés as palmas simbolizando a vitoria e ao fundo as insignias da republica. E dois elementos no quadro tornam referencia ao passado imperial. Eduardo Carvajal Quinaglia 8P

Anônimo disse...

Esse texto e a imagem mostram a republica representada em uma mulher, ela passa varias informações como a paz, a justiça, a liberdade e a vitória, tudo isso consequencia da mudança de monarquia para republica. Tambem mostra ela sentada no trono, onde ficavam os reis na época da monarquia, isso significa q agora quem está no poder é a republica. Mas é claro que tudo isso demorou para acontecer devido a varios problemas que foram surgindo, até porque não é uma tarefa facil mudar totalmente a forma de governo, sempre vão surgir problemas. Mas por fim eles conseguiram fazer com que o povo entendece a ideia deles, ideias de como seria a republica, e não como estava sendo naquele momento, com isso eles conseguiram mudar de monarquia para republica. Isabella Rodrigues Molinari 8ªP

Anônimo disse...

Pedro Antônio 8ªP analise da alegoria da República:
A República de Manoel Rodrigues foi representada em uma imagem de uma mulher sentada em um trono, com detalhes simbólicos como a roupa branca simbolizando paz e a mão apoiada na espada simbolizando sua força. O manto, que não é de veludo o afastando da representação imperial, e o trono, que remete à insígnia exclusiva da realeza, são dois elementos no quadro que fazem referencia ao passado imperial, vista desta maneira, a República está sentada no trono ocupado pela monarquia, assumindo seu lugar. A imagem não está se comparando ao governo não pacífico de Prudente de Morais, ele foi o primeiro presidente civil, a sua eleição representou a ascensão de oligarquias agrícolas ao plano nacional e seu governo enfrentou enormes dificuldades: lutava contra as pressões inflacionárias e as sucessivas quedas no preço do café no mercado internacional. Enquanto o ministro da Fazenda Rodrigues Alves procurava equacionar os problemas financeiros decorrentes da forte depressão econômica resultante do “encilhamento” de 1890, o governo enfrentava difíceis questões nacionais e internacionais: tentava pacificar o Rio Grande do Sul, resolveu a questão dos limites com a Argentina, reatou as relações diplomáticas com Portugal rompidas em 1984 e a sangrenta Guerra de Canudos, iniciada em outubro de 1896 e somente terminada em 5 de outubro do ano seguinte com grande desgaste para o governo. Num quadro conturbado como este, qualquer pretensão de representação do regime republicano devia certamente assumir uma posição oposta. Representar não como o governo republicano estava naquele momento, e sim como deveria estar.

Giovanni A. Victorio disse...

A república de Manuel Rodrigues era representada por uma imagem de uma mulher sentada em um trono, é uma mulher extremamente poderosa essa mulher é representada através de suas roupas e de a onde ela se encontra. A intenção de Manuel era mostra através da imagem que seu governo ia ser sereno e pacifico.
O ministro da fazenda Rodrigues Alves estava procurando solucionar os problemas financeiros, enquanto o Manuel governava, o governo tinham não só problemas nacionais como internacionais.
Qualquer aparição de regime republicano deveria assumir uma posição oposta ao governo como por exemplo se o panorama fosse fragilidade e tumulto, a oposição deveria passar estabilidade e firmeza. Ele deviam mostrar como o governo deveria ser não como era .

Anônimo disse...

Diego G.F. 8ªP

analise:A imagem ela tem muitas interpretações ,mas o sentido para mim sobre a imagem representa a república é que ela veio para ficar e acabar com a monarquia.

Anônimo disse...

Resumo COMPLETO Marina Scholze 8P:

A república de Manoel Rodrigues foi representada num trono, com a roupa branca (significa paz), uma espada (pode ser usada, se há necessidade) e ramos de café (representando a ligação da matriz francesa e a nacionalidade), como Chinard. Por inteira, representa vitória, e a parede estampada com o símbolo da República e Proclamação. Na Alegoria de Manoel, esta foi representada no quadro com dois elementos: manto e trono. O manto feito por Manoel não é de veludo, ou seja, isto o afasta da representação imperial. O trono representa a figura da realeza, a serpe. Assim, a República está sentada no trono ocupado pela monarquia, assumindo seu lugar de direito e seu lugar de prestígio. A imagem de Manoel Rodrigues foi feita para transmitir serenidade, porém, não correspondia à nada do período de governo de Prudente de Morais, que não é pacífico. "A eleição de Prudente de Morais representou a ascensão de oligarquias agrícolas ao plano nacional, sobretudo as cafeicultoras paulistas e seu governo enfrentou enormes dificuldades: além da feroz oposição dos partidários de Floriano Peixoto e da reorganização do Partido Monarquista, o governo de Prudente de Morais lutava contra as pressões inflacionárias e as sucessivas quedas no preço do café no mercado internacional." Enquanto o ministro da Fazenda Rodrigues Alves procurava tentar solucionar os problemas financeiros da forte depressão econômica resultante do “encilhamento” de 1890, o governo tentava pacificar o Rio Grande do Sul, resolveu a questão dos limites com a Argentina e reatou as relações diplomáticas com Portugal, enfrentou as graves divergências internas no Partido Republicano Federal (PRF) e a Guerra de Canudos, somente terminada no ano seguinte com grande desgaste para o governo. Desta maneira, qualquer pretensão de representação do regime republicano deveria, então, assumir uma posição contrária: se o panorama era de fragilidade e tumulto, incertezas e turbulências, a propaganda institucional devia representá-la como a estabilidade, firmeza e serenidade.

Anônimo disse...

oi professor

Nathalia Lelis disse...

Com a cor branca que esta na roupa (significa paz), a espada na qual a mão direita dela esta apoiando (indicando força e poder), na cabeça umas folhas de café e a estampa no fundo, a República de Manoel Rodrigues queria mostrar que há paz no governo, que esta tudo calmo, e que não tem problemas, quando tem. Como por exemplo à inflação de café. Se refere ao passado imperial. Também houve a mudança da Monarquia para a República. - 8P

Unknown disse...

tou brincando nao e bestera










Pedro Rocha disse...

massa

Postar um comentário