FEUDALISMO

O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

Vamos montar um feudo medieval:



                    CLIQUE PARA JOGAR:

(ABRA O LINK DO SITE E ENCONTRE O JOGO)

A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhara caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano tinha favorecido um processo de ruralização das populações que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, junto com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada enquanto a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.
Fonte: http://www.brasilescola.com/historiag/feudalismo.htm


CLICK NA ANIMAÇÃO ABAIXO  PARA CONHECER TUDO SOBRE OS CAVALEIROS

4 Comments:

Alessandra Mori disse...

Professor, achei um jogo de feudalismo, que é do mesmo estilo do Grepolis, só que baseado no feudalismo e não na Grécia antiga. Se chama Tribal Wars, não sei se você já ouviu falar. É este o site: http://www.tribalwars.com.br/?ref=gp_gamebar

Anônimo disse...

Gostei do resumo e do jogo porque mostra as brigas que foram surgindo por causa das terras que tinham muito nas mãos de poucos e pouco na mão de muitos com isso pude revisar o conteúdo para a prova.
Márcio André Santos Fernandes 7°ss

Anônimo disse...

Professora, gostei muito do jogo professora e do texto que fala sobre o feudalismo de forma de que que exercia o poder eram os donos de terras e poder era descentralizado.
Márcio Andre Santos Fernandes
7°ss Cec Diocesano

PROFESSOR AILTON disse...

MÁRCIO TUDO BEM?
ADOREI SABER DA SUA VISITA NO BLOG E DO SEU COMENTÁRIO POSITIVO DO CONTEÚDO, VOLTE SEMPRE QUE DESEJAR E UTILIZE OS RECURSOS QUE ACHAR IMPORTANTES.
GRANDE ABRAÇO

PROF. AILTON

Postar um comentário