TRABALHO E OLIVER TWIST

"Chama a atenção o contexto social no qual se insere “Oliver Twist”. Sendo escrito em 1837, Dickens tinha à sua disposição um público formado pela revolução industrial. Naquela época, Londres já possuía mais de 1,5 milhão de habitantes, devido à explosão demográfica e ao êxodo rural que expulsava os camponeses dos seus terrenos. O trabalho infantil era uma das características da economia inglesa naquela época, o que ajuda a identificação com o fato de Oliver Twist ser apenas uma criança.

Em 1845 era publicado por Engels “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra”, onde ele analisava esta situação. Dickens aflorou estes problemas oito anos antes do texto de Engels, mas sem assumir a posição de ser um revolucionário, o que o ajudou a cair no gosto do público burguês. É comum perceber que as personagens de Dickens quando melhoravam sua condição social deviam tal fato muito mais às circunstâncias e acasos diversos do que a uma luta por justiça e/ou emancipação. Neste arquétipo também se insere o garoto Oliver Twist.

O que mais desperta a atenção em Oliver Twist é que com todas as adversidades que ele enfrentou desde que se tornou órfão, tendo sido humilhado de diversas formas e até mesmo inserido no crime por falta de outra opção para sobreviver, ele não deu a resposta que a burguesia queria ouvir: que, como “produto do meio” e “ser natural”, seria mais uma pessoa perdida para a marginalidade".
Texto retirado do blog: http://blogdomariojunior.blogspot.com.br/2008/11/oliver-twist.html

VAMOS ANALISAR A SITUAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO LINK ABAIXO:

VEJA A CAMPANHA CONTRA O TRABALHO INFANTIL




0 Comments:

Postar um comentário