Intolerância Religiosa


Os casos de intolerância religiosa no Brasil tem crescido muito nos últimos anos, O número de denúncias de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106% em apenas um ano. Passou de 583, em 2021, para 1,2 mil, em 2022, uma média de três por dia. O Estado recordista foi São Paulo (270 denúncias), seguido por Rio de Janeiro (219), Bahia (172), Minas Gerais (94) e Rio Grande do Sul (51).

A maior parte foi feita por praticantes de religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé. Seis em cada dez vítimas são mulheres. Só nos primeiros 20 dias de 2023, o Disque 100, canal para denúncias de violações de direitos humanos, registrou 58 ocorrências.

"A intolerância religiosa, assim como o racismo, está, desde o período colonial, atrelada à história da formação da sociedade brasileira. Atualmente, faz parte das relações sociais cotidianas", afirma Ivanir dos Santos 








“Toda religiosidade e crença, religião, ‘religare’, está na própria palavra, que é religar, unir, jamais trazer ruptura, jamais trazer desrespeito, portanto respeito”, afirma o pastor Levi da Comunidade Caverna SP.

LEI CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA



Trabalho: Intolerância Religiosa


Cada grupo irá selecionar uma denominação religiosa e fazer este trabalho:


UMBANDA

CANDOMBLÉ

JUDAÍSMO

HINDUISMO

ESPIRITISMO

ISLAMISMO


1. Pesquisar as principais características religiosas (principais rituais, orações, lideranças, templos e origem)

2. Montar uma apresentação de slides

3. Apresentar nas salas.





0 Comments:

Postar um comentário