Neste bimestre, nós estudaremos as Independências na América, a fim de conhecermos as suas principais características e sermos capazes de ampliar nosso olhar crítico sobre esses países atualmente.
Para aprofundar a sua pesquisa, selecionei alguns vídeos que irão te ajudar com o trabalho. Assista e complete as suas anotações na pesquisa.
Nas aulas sobre Absolutismo deste bimestre vimos ideias, pinturas e filmes sobre o assunto, agora você deve ser capaz de reconhecer os poderes absolutos do rei em seus mais diferentes aspectos. Lembre-se sempre que a colonização da América está sendo realizada com o Absolutismo como sistema político e o Mercantilismo como sistema econômico.
As especiarias mais valiosas usadas na preparação de alimentos na Europa incluíam a pimenta, gengibre, cravo-da-índia, noz-moscada, macis, canela, açafrão, anis, zedoária e cominho. Ainda que a maioria delas fosse reservada para a mesa dos ricos, os mais pobres utilizavam pimenta sempre que podiam. A despeito de seu custo, não havia economia no uso das especiarias. Quantidades significativas eram requisitadas para banquetes reais e casamentos.
ovem, que supostamente manteve relações proibidas pelos nazistas com uma judia, é levado pelas ruas para ser publicamente humilhado. Cercado por policiais alemães, ele carrega um cartaz que diz: "Sou um poluídor da raça [ariana]". Tais tipos de eventos foram friamente calculados, não só como forma de punir os "ofensores" mas principalmente para que as pessoas que não concordassem com a teoria racial nazista se sentissem inibidas. Norden, Alemanha. julho de 1935. Fonte: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-era-nazi-racial-ideology
Estudar o nazismo, o fascismo alemão, é sempre fundamental para a formação do ser humano, pois mostra uma das terríveis faces da história. Caracterizado por um autoritarismo extremo, nacionalismo agressivo e supressão de oposição política, o fascismo moldou regimes e sociedades de maneiras profundas e muitas vezes devastadoras. Entender suas origens, princípios e consequências é fundamental para compreender a história contemporânea e os desafios enfrentados pela sociedade atualmente.
Em 1933 Adolf Hitler tornou-se Primeiro-Ministro da
Alemanha. Logo em seguida, os nazistas deram início a uma campanha de terror
contra seus oponentes, sendo os judeus seu alvo principal. Os israelitas foram
submetidos a humilhações públicas, vários foram arbitrariamente presos e
inúmeros outros foram despedidos de seus empregos. As medidas anti-semitas
daquele ano tiveram seu clímax no dia 1 de abril de 1933 com o boicote às
firmas e lojas cujos proprietários eram judeus. Fonte: Enciclopédia do Holocausto
O QUE FOI O HOLOCAUSTO?
"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa
"sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da
perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de
seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em
janeiro de 1933, defenderam que os alemães eram "racialmente
superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça
à auto-entitulada comunidade racial alemã.
Cartaz de propaganda nazista adverte os alemães sobre os perigos dos "subumanos" do leste europeu. Alemanha, data incerta. Fonte: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-era-nazi-racial-ideology