DEBATE: ARTE E SOCIEDADE (aproveite para fazer uma visita virtual à Capela Sistina no Vaticano)

Desde o seu surgimento o homem desenvolve sua criatividade. Uns para expressar sentimentos, outros para educar, outros ainda para sobreviver financeiramente, porém todos acabam contribuindo para a formação de uma cultura, pois, vê-se que cultura significa todo tipo de expressão humana voltada para a sociedade. 
Entretanto, existe atualmente uma tendência para banalizar as expressões artísticas, à medida que os meios de comunicação transmitem quase exclusivamente conteúdos amoedáveis, ou seja, que geram lucro no mercado.
A cultura, cada vez mais superficial e rasa, é consumida aos sábados e domingos por milhares de pessoas diante dos aparelhos de televisão, sem qualquer possibilidade de argumentação crítica, o perigo de tal divertimento é acreditar que a programação de três ou quatro canais traduzem a identidade da cultura brasileira.
     É claro que o artista precisa do seu sustento e durante outros períodos históricos ele viveu patrocinado por ricos mecenas, um exemplo disso é o período renascentista em que uma vasta produção artística foi realizada com o auxílio da burguesia.


     Como o próprio nome diz, a Arte Renascentista foi o período de retorno ao passado, ou ao um tipo de arte já conhecido, o renascimento da cultura clássica Greco Romana, buscando unir antigas características com a realidade da época em que busca ao passado ocorria. Por exemplo, utilizando as formas de construções clássicas dos antigos templos dos deuses pagãos para agora construir igrejas cristãs.
     Na arquitetura, depois que os renascentistas verificaram como se davam as construções antigas, que usava em geral formas quadradas para se ter uma maior harmonia entre todas as suas partes, as novas construções passaram a ser caracterizado mais pela suas funcionalidades, ou seja, sendo projetadas racionalmente.
     Da mesma forma os palácios dessa época foram construídos, tendo geralmente um pátio interno na forma quadrangular facilitando assim também maior iluminação.

     FAÇA UMA VISITA VIRTUAL À CAPELA SISTINA NO VATICANO PARA CONHECER MELHOR A ARTE DE MICHELANGELO CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Capela Sistina: Estado do Vaticano. Situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa no Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli.


AGORA DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA:


42 Comments:

Anônimo disse...

Jesus, eu achei esse post muito interressante, gostei muito


Eu acho muito legal: a importancia da arte para o Brasil

Carol Pompeu 6ªP

Anônimo disse...

acho que o brasil devia valorizar mais a arte antiga ou nova também , e também saber mais da nossa cultura .
poderiam existir mais artistas para o brasil.
com a arte podemos entender mas sobre nossa país e nosso passado.
ps.adorei o site da capela sistina.
Juliana Scareli 6ºp

Anônimo disse...

acho que o brasil deveria dar mais valor para a arte
Camila Pupo

Anônimo disse...

Jesus achei mto interesante, e temos que valorizar mais nossas artes !
Beatriz Mendes 6ªR

alessandra disse...

eu acho que a arte é muito importante, tanto para a expressão de um povo, como para se enteder o passado e o presente daquele povo, ou seja um documento histórico, um registro do que eles pensam tanto em sua época como em seu cotidiano

Anônimo disse...

Acho que o Brasil tem que ter mais obras de restauração, e conservar o que tem de arte ou de cultura. Adorei o post da Capela Sistina os quadros são do mesmo estilo dos que você trouxe para aula em formato de quebra cabeça.

Quando viajei para Europa percebi que lá tem muita coisa antiga e em restauração. Tudo lá é muito bem conservado e acho que o Brasil devia ter mais coisas em exposição em referencia a artes.

Alice Cunha Lee 6ªA

Anônimo disse...

Concordo com a Juliana, acho que o Brasil deveria ter mais
cultura e arte antiga. Pois é muito importante mostrar as
artes das nossas histórias, como os índios.

Dafne Moraes 6ªA

Anônimo disse...

Ailton , gostei muito desse post.O que pensei bastante é : Por que agora, nessa epóca, temos poucas pinturas retratando o Brasil?Isso é uma coisa que deveria melhorar muito, as pinturas de hoje em dia do Brasil, Quem sabe mais tarde procurem informações desse tipo também nas nossas pinturas, e saberem mais sobre a gente.
Sobre a capela , achei um trabalho detalhado , e muiito bem feito.Só me perdi na quantidade de imagens.Muito interessante.Será que hoje em dia, teria alguém capaz de alguém fazer algo igual?Porque nossos vestiários são calças jeans e blusa, ninguém pinta sobre isso?Vai essa pergunta.
Natasha Moreira 6ªR

Anônimo disse...

Muto legal, eu acho que o Brasil deveria valorizar mais a sua arte que é a sua histéria, conhacer mais sobre ela, e conhcer mais sobre a sua cultura pois tem muita gente que valoriza mais a cultura de outro país do que a sua própria.

Brenda 6r

Anônimo disse...

Ailton, achei muito interessante esse post.

Concordo com a Alessandra, acho que a arte e importante para a expressao e compreensao do passado e presente de um povo.

Tambem gostei da visita a cpela sistina, achei muito legal, pois podemos visita-la mesmo nao estarmos la.

ps:. Consegui achar a imagem: ``A criacao de Adao``, que voce falou para nos acharmos.

Luiza Gun 6P

Anônimo disse...

Ailton achei muito legal o site,acho que devemos valorizar nossas pinturas porque são muito boas.Meu irmão falou que Michelangelo não foi pago para faser a pintura da capela e verdade?????

Talita Manarte 6ªR

professor Ailton disse...

PESSOAL ADOREI OS COMENTÁRIOS FEITOS NO BLOG
CONTINUEM UTILIZANDO O ESPAÇO PARA EXPRESSAR SUAS OPINIÕES E IDEIAS!
CONTUDO, FIQUEM ATENTOS PARA OS ERROS GRAMATICAIS!!!

professor Ailton disse...

Talita, Michelangelo teve muitos problemas com o papa Júlio II durante a realização de sua obra (1508-1512), não recebeu nada no primeiro ano, foi constantemente incomodado e ameaçado pelo papa que certa vez até o agrediu. Contudo, após este episódio Júlio II pediu desculpas e pagou a quantia de 500 ducados ao artista.

É preciso recordar também que ajudaram na tarefa os artistas Pedro Perugino, Cosimo Roselli, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, professor de Michelangelo, e Luca Signorelli.

Anônimo disse...

É preciso resgatar a nossa história. Nós, brasileiros, temos uma cultura muito diversificada, e portanto muito interessante também.
Mas que não é tão valorizada quanto merecia ser porque infelizmente Shopping Centers são mais frequentados do que museus; televisão e computadores atraem mais a atenção do que marcos importantes da nossa História.

Em julho quando visitei Roma, pude observar suas ruínas, suas pinturas, sua cultura e sua História, muito bem preservadas, pulsando vivas nas veias dos romanos. Por isso a Capela Sistina tem tantas filas intermináveis de turistas, que buscam admirar seus afrescos e decifrá-los. Por isso os visitantes percorrem as principais igrejas e basílicas (são mais de 1000 em Roma!) para estudar História, arquitetura, arte e fé, em aulas práticas, porque Roma é um museu a céu aberto.

Fui entrevistada pela RAI no Coliseu, e quando me perguntaram sobre minhas impressões de Roma, eu respondi: "Estou emocionada porque toda vez que volto aqui é como se fosse a primeira vez, fico encantada com a História que vibra aqui."

Roma é linda e a História se revela em cada canto da cidade (especialmente da Città Vecchia), esperando para ser descoberta e aprendida. E eu pude compreender e sentir a História. E fazer parte dela!

Ana Luiza Ferraz - 6ªR

Anônimo disse...

jesus, adorei a capela eh muito bonita o mais legal e que podemos ver ela inteira e ainda ter a noção de profundidade alem de nos sentirmos dentro dela, as pinturas são lindas amei queria entrar neste lugar.
Rafaela 6P

Anônimo disse...

Jesus, achei muito interessante e acho que devemos valoizar a nossa cultura e recordá-la...
Esther 6ªP

Anônimo disse...

Ailton, achei muito interessante esse post, a igreja é muito bonita com muitos detalhes, eu acho que a arte é muito importante para o Brasil, pois atraves disso o mundo pode conhecer melhor a cultura do Brasil. O Brasil deveria investir mais em obras que demonstrem sua cultura.

Carolina Reis 6ªP

Alessandra disse...

Adorei o post que a Ana luiza colocou e concordo plenamente no que ela disse: hoje em dia as pessoas estão mais ligadas à computadores, televisôes e em outras coisas do que na arte do Brasil. Acho que se continuarmos assim, chegará um momento daqui à secúlos que não seremos mais lembrados, pois não teremos documentos históricos que mostrasse o que pensamos, qual nossa reflexão em relação ao cotidiano e entre outros. Acho acabaríamos igual ao povo que criou o latim, por exemplo.

Anônimo disse...

Jesus,o post é muito interessante.O Brasil tinha que valorizar mais a arte porque nós temos vários temas para isso no nosso país,o Cristo Redentor,as prais,as pessoas e etc!!A igreja é muito interessante também porque tem várias pinturas conhecidas em todo mundo,O Brasil devia copiar essa igreja pois seria legal para nós termos uma igreja diferente das outas!!

Felipe Melotti 6ªP

professor Ailton disse...

PESSOAL OS COMENTÁRIOS ESTÃO INDO MUITO BEM
GOSTARIA APENAS DE AVISAR QUE COLOQUEI MAIS UMA VISITA VIRTUAL NAS POSTAGENS, AGORA PARA O MUSEU DO LOUVRE EM PARIS. A OUTRA POSTAGEM TEM UM JOGO SOBRE O RENASCIMENTO!!!
CONTUDO, NÃO ESQUEÇAM DE COMENTÁ-LOS TAMBÉM.
ABRAÇÃO

Anônimo disse...

Oi professor

eu nunca viajei, mas se tudo e lindo assim igual a Capela Sistina, quero viajar logo.
Concordo com as pessoas que disseram que o Brasil precisa de pais pinturas e obras de artes


Abraço
Matheus Henrique Topam Fiorelli 6ªA

Anônimo disse...

Jesus,
achei muito interessante essa parte,a do renascimento, porque que nessa epoca faziam muitas pinturas,acho que todos deviam dar mais valor a elas
isabella alvarenga 6ªR

enzo disse...

Eu não encomtrei a mona lisa,mas eu achei o quadro que a Bárbara e a Giovana Salles montaram na última aula e o Nascimento de Adão

Anônimo disse...

Jesus,
Gostei muito do documentário,acho muito importante valorizarem a arte porque ela pode nós mostrar os acontecimentos antigo,acho que o Brasil precisa valorizar mais as pituras porque temos lugares bonitos para serem retratados .Gostei muito da Capela Sistina porque achei a arquitetura dela muito bonita e muito clássica e o mais bonito são as pinturas que foram retratadas muito bem.
Lorena Sophie Seidner 6R

Anônimo disse...

Jesus,
Gostei muito do post, gostei da parte em que voce citou sobre a televisao e os eletronicos, concordo porem fasso isto, gostei tambem da capela e fiquei impressionado que uma pessoa pode fazer uma pintura daquelas
Gustavo Duarte Trucharte 6p

Anônimo disse...

A maioria das pessoas n valorizam a arte brasileira mas ela existe e devia ser mais valorizada.



Rafael 6R.

Anônimo disse...

Adoreei o blog, e eu concordo com a Juliana, deviam valorizar mais a arte atual e antiga!!!
O post eh muito interessante e mais legal para estudar .....

Beijaaao,

Camilla Forlin 6ªP

Anônimo disse...

Nós devimos valorizar a nossa cultura pois ela conta a nossa história, é muito difícil encontra cultura num canal de televisão ou em aparelhos eletrônicos como sitado acima, Michelangelo foi um grande homem pintando a capela toda e mostrando a arte que também é cultura

Djordel 6aR

Leonardo 6R disse...

E gostei muito pois eu acho importante aprender sobre historia do brasil e do mundo e tambem aprender sobre as culturas passadas e atuais dos paises.

Anônimo disse...

Gostei mto da parte em q cita o eletronicos porem fasso isso tbem, e me impressionei com a pintura na capela
caio 6 p

Anônimo disse...

Eu concrdo com a Alessadra e a Ana luisa , temos que começar a valorizar a arte, os museus etc. como a Ana luisa falou agora só se trata de internet, shopping,televisão...
A arte expressa muitas coisas e simboliza a nossa cultura


MELANIE 6Q

Anônimo disse...

Devíamos valorizar e entender melhor a arte e a cultura.
Poucas pessoas gostam de visitar museus e estudar as artes.
Gostei de ler e observar a capela sistina.

Michelle 6q

Anônimo disse...

A cultura brasileira e muito fraca,porque so comecamos a ter historia depois de 1500 D.C, enquanto a europa tem a sua antes de A.C. JASON 6A

Anônimo disse...

No brasil a cultura virou realmente uma coisa muito superficial, porque as pessoas acreditam de verdade que a cultura brasileira se resume no quem vem na televisão,mas eu descordo, esse é o tipo de cultura que a mídia quer vender. Se dessemos o devido valor e tivéssemos um pouco mais de interesse sobre a real arte, que quer dizer alguma coisa,quer criticar,quer passar um pensamento, um sentimento, como faziam na arte renascentista, teríamos um enriquecimento cultural enorme no pais.


Amanda Vial 6ªA

Anônimo disse...

CARAAA!
Muito legal!
Adorei a capela e poder ver todas as pinturas e os minimos detalhes que ela tem.
As pessoas tem que começar a apreciar melhor a arte brasileira que é muito boa!

Bianca 6ªR

Anônimo disse...

Acho que o Brasil deveria valorizar mais as obras da antiguidade, pois a importância dela é essencial para o nosso aprendizado, tanto agora como no futuro!

Laura Souza 6ªA

Anônimo disse...

Eu gostei da parte da arquitetura que estava no texto, pois ela foi evoluindo com o tempo tendo mais características e funções.

ABRAÇO!
Fábio Umezu 6ºA

Anônimo disse...

Jesus, gostei muito desse post, porque isso faz agente pensa que no Brasil tem pouca coisa sobre arte, no Brasil tem mais foto do que pinturas. Agente podia fazer na aula de artes um trabalho desenhando alguma coisa ou algum lugar que agente gostasse aqui no Brasil.

Bruno Martins 6ªQ

Anônimo disse...

Jesus. Nunca pensei que a arte naquela época era tão valorisa quanto hoje.Acho que o mundo deveria prestar mais atenção na arte,pois eu acho que elas são muito bem feitas
eu nuca ia imaginar que as programações de tres ou quatro canais fosse tão importante para a identidade brasileira eu acho facinante. Fabio 6Q

Anônimo disse...

Jesus concordo com o que você disse sobre os aparelhos de televisão e acho que nossa arte está cada vez menos sendo conhecida, precisamos valorizar ela cada vez mais, achei muito interessante seu site

José Renato 6ªP

Anônimo disse...

Jesus nunca pensei que a arte e os artistas erão tão valorizados achei legal nunca pensei que existiriam canais só para passar arte isso é facinante espero que valorizem mais a arte e que ela creça muito ainda

Luigi 6ªQ

Anônimo disse...

Eu acho que o brasil devia estudar mais a arte do mundo.

Com a arte vemos como as pessoas viam a época em que viviam.


ps: Não pude postar um comentário antes porque eu estava sem internet

Julio Lozano 6ª R

Postar um comentário