O QUE É POLÍTICA?



Onde há gente, há política. A palavra política tem diversos significados. O mais comum relaciona política ao poder público, mas ela também faz parte do nosso cotidiano.
Fazemos política em casa, no bairro, na escola, no trabalho e em outros contextos sociais.
Em casa, acompanhe o noticiário para saber o que se passa no mundo. Traga a política para o lar: nos pequenos conflitos familiares, aprenda a negociar, a ceder, a respeitar e a se fazer respeitar, pois essas atitudes são fundamentais no exercício da política.
O bairro em que se vive deve ser preservado. Preservá-lo é um ato político. A escola é um espaço de aprendizado político. Nela se aprende a convivência, a tolerância, o respeito ao outro, o diálogo e a prática da cidadania. Na escola, por exemplo, pode-se participar do Grêmio Estudantil. Este é um direito dos estudantes. Uma forma de se fazer política!
Assim, estando nos espaços públicos, respeite as normas e faça valer seus direitos; isto é política.
Vale lembrar: política não é coisa só de político. Mesmo que criança não vote e que o adolescente só pode votar aos 16 anos, existem outras formas de participar e de fazer política. Nossa participação é decisiva nas pequenas coisas que nos atingem no dia-a-dia, até nas decisões importantes que o governo vai tomar e que são de interesse geral. 
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br



ASSISTA O DESENHO ABAIXO PARA CONTINUAR A DISCUSSÃO:



0 Comments:

Postar um comentário