PESTE NEGRA

A peste negra ficou conhecida na história como uma doença responsável por uma das mais trágicas epidemias que assolaram o mundo Ocidental. Chegando pela Península Itálica, em 1348, essa doença afligiu tanto o corpo, quanto o imaginário de populações inteiras que sentiam a mudança dos tempos por meio de uma manifestação física. Assim como a Aids, a peste negra foi considerada por muitos um castigo divino contra os hábitos pecaminosos da sociedade.

Conforme alguns pesquisadores, a peste negra é originária das estepes da Mongólia, onde pulgas hospedeiras da bactéria Yersinia pestis infectaram diversos redores que entraram em contato com zonas de habitação humana. Na Ásia, os animais de transporte e as peças de roupa dos comerciantes serviam de abrigo para as pulgas infectadas. Nos veículos marítimos, os ratos eram os principais disseminadores dessa poderosa doença. O intercâmbio comercial entre o Ocidente e o Oriente, reavivado a partir do século XII, explica a chegada da doença na Europa.
 
Assista ao documentário sobre a Peste Negra na Idade Média.


6 Comments:

Anônimo disse...

Ailton,
Eu queria saber uma coisa:
O clero falava que quando alguém pegava a peste negra era porque Deus castigou pois essa pessoa fez alguma coisa de errada, mas como isso não era verdade até as pessoas do clero eram infectadas, mas e aí, qual era a desculpa??? Já que o clero faz tudo por Deus e só obedece a Ele, sem fazer nada de "errado"???
Obrigada
Sofia 6ªR

professor Ailton disse...

SOFIA TUDO BEM?
O CLERO NÃO ESTAVA ISENTO DE COMETER PECADOS E A CULPA PODERIA CAIR SOBRE ELE TAMBÉM.
A IGREJA TENTAVA EXPLICAR DE INÚMERAS FORMAS AS DOENÇAS, ATÉ COMO PROVAÇÕES NA VIDA DA PESSOA. COMO HOJE EM DIA TAMBÉM!
ESPERO QUE TENHA AJUDADO
ABRAÇO

OBS.: VOU ASSISTIU O DOCUMENTÁRIO ACIMA?

Anônimo disse...

Ailton,
gostaria que você pusesse os slides que vc mostrou em sala porque vi lá e ñ tem nada lá!
Sabrina-7ºQ

professor Ailton disse...

Sabrina td bem?
O problema é que meu computador pifou e os slides estavam nele, contudo, só havia imagens nele e este documentário é muito mais completo.
abraço

Anônimo disse...

A peste negra matou 1/3 da população da Europa.


Antonio 6º A

Anônimo disse...

obrigada!
Sabrina-7ºQ

Postar um comentário