Origem Humana - 6° Ano

A Criação de Adão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Orientações gerais para o estudo desta aula:


1. Leia o texto e assista ao vídeo;
2. Clique no link e responda as questões do formulário;
3. Em caso de dúvida envie por escrito nos comentários desta postagem que responderei em breve.

Bons estudos!!!


1. Leia o texto e assista ao vídeo: 

Origem Humana

Em nossas últimas aulas iniciamos os estudos sobre a Origem Humana.

Vimos que entre as diversas explicações para o aparecimento do ser humano na Terra, duas se destacam pelo amplo debate que provocam: o criacionismo e a teoria da evolução.

Iniciando pelo criacionismo, realizamos atividades da página 24 até a 31 de nossa apostila onde encontramos diversos exemplos de mitos de origem, presentes em inúmeros povos ao longo da História. Vamos continuar nossos estudos retomando um pouco do que aprendemos sobre o Criacionismo, para na próxima aula estudarmos o Evolucionismo.

A criação

Durante muito tempo, os sábios idealistas sustentaram a teoria do limite intransponível entre o homem e os animais. Essa concepção se baseava no mito bíblico da criação do homem por Deus, que o teria feito "à sua imagem e semelhança".
A questão sobre as origens do homem remete a um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, por que somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais.
Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas, o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista.
A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa, atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.

O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.






2. Clique no link abaixo e responda às questões:




3. Em caso de dúvidas utilize os comentários ao final desta postagem







0 Comments:

Postar um comentário