Revolução Francesa - 8° ano


Após o estudo sobre o iluminismo, vamos conhecer as outras causas para a Revolução Francesa.



Orientações gerais para o estudo desta aula:

1. Leia o texto e assista ao vídeo;
2. Clique no link e responda as questões do formulário;
3. Em caso de dúvida envie por escrito nos comentários desta postagem que responderei em breve;
4. Nesta aula, indicarei um atividade opcional para quem gosta de jogos, mas lembre-se será um desafio e, se você terminar o jogo, não esqueça de me contar o final!!!

Bons estudos!!!


1. Leia o texto e assista ao vídeo:


CAUSAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA



O século XVIII assistirá à crise do modelo político, do modelo econômico e do modelo de sociedade, encabeçado pelo Absolutismo, baseado no Mercantilismo e na sociedade estamental, e que passou a ser chamado de Antigo Regime. 

O desenvolvimento do Mercantilismo, que promovia as manufaturas se esgotou. A capacidade de produção das manufaturas atingiu seu ponto máximo, enquanto o mercado consumidor mundial tendia ao crescimento. A taxa de lucro do sistema de manufaturas tendia à queda ou, na melhor das hipóteses, à estabilização. A taxa de lucro não crescia, sinal de crise para a burguesia. Mesmo não crescendo a taxa de lucro das manufaturas burguesas, os impostos que sustentavam o Estado Absolutista, sua enorme corte, sua pesada burocracia e seus exércitos, continuavam aumentando.

A burguesia que até aí fora protegida pelo Absolutismo e suas práticas mercantilistas, precisava entender como aumentavam os impostos se o seu lucro não crescia. 

Precisava saber onde eram gastos os recursos provenientes de tantos impostos. Mas, o Absolutismo é um sistema político baseado na ideia de que o poder do Rei vem de Deus. Portanto, o Rei não deve a ninguém nenhuma satisfação. 

Para entender as razões da crise, a burguesia precisará compreender como funcionava o sistema e para tanto, precisava de um método de análise. A Razão será a base desse método de análise, dessa filosofia, a razão pura permitirá à burguesia iluminar seu pensamento, sua visão de mundo. Passa então a crer que as “luzes da razão” esclarecem tudo e permitem que a humanidade se liberte das trevas da ignorância e da religião. A isso se dá o nome de Iluminismo. Desta forma, a burguesia compreenderá que os impostos que ela e todo o 3º Estado pagam é usado pelo Rei para sustentar a nobreza e o clero. 

Vai compreender também, que para resolver a profunda crise econômica em que está metida, precisaria primeiro fazer uma profunda mudança política, teria que derrubar o Absolutismo Monárquico. Só com o fim do Absolutismo poderia libertar a economia do controle do Estado. Eliminaria o Mercantilismo e implantaria o Liberalismo Econômico, o “laissez-faire”. 

Nesse novo sistema o Estado não interviria na economia, deixando-a às “leis naturais” do mercado: o livre comércio, a livre concorrência e o livre cambismo. Por outro lado, a nova sociedade acabaria com a desigualdade jurídica entre os homens, criaria a igualdade de direitos. 



2. Clique no link (Questionário) abaixo para responder às questões:



3. Em caso de dúvida você pode escrever logo abaixo, nos comentários desta postagem que logo responderei.


4. (Opcional) Para aproveitar melhor os seus estudos sobre a Revolução Francesa indico este jogo incrível sobre o assunto, assista ao trailer para conhecê-lo e, caso seja possível baixe o game no link indicado a seguir:

LINK PARA DOWNLOAD: TRÍADE
(Ao entrar no site clique em Download da Versão Final, baixe e execute o jogo)





0 Comments:

Postar um comentário