Liberalismo e Comunismo
Como era o Engenho de Açúcar?
GUERRA DO PARAGUAI
"A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi reflexo da consolidação das nações da Bacia Platina (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) e resultou em enorme destruição e grande saldo de mortos. Conflito de maior duração e proporção de toda a história da América do Sul, a Guerra do Paraguai foi um grande divisor de águas para todos os países envolvidos."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerra-paraguai.htm
Trata-se de uma das passagens mais celebradas pela marinha brasileira, sobre o seu papel nos dias atuais, vamos verificar o que se segue:
Amazônia Azul
Vamos verificar isso de um jeito diferente:
FEUDALISMO
A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, junto com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada enquanto a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.
MUSEU DO PORTAL
Máscaras - 7º Ano
ROTEIRO DE VIAGEM - 6° ANO
Estamos prestes a embarcar em uma viagem fascinante pelo tempo e espaço, explorando uma das civilizações mais influentes da história: Roma. Este projeto vai muito além dos livros, oferecendo uma oportunidade única de mergulhar na cultura, na arquitetura e nas histórias que moldaram o mundo ocidental.
Desafio Sinistro de Hogwarts
ACESSE O LNK ABAIXO PARA CHEGAR AO DESAFIO
Para os próximos desafios baixar os jogos e os aplicativos a seguir na sua PlayStore:
1. O último banquete em Herculano
2. Roma Aumentada
BOMBAS ATÔMICAS
O bombardeamento das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pode ser considerado o maior atentado terrorista da história da humanidade, já que o objetivo do governo e do exército dos Estados Unidos era aterrorizar a população japonesa e, assim, evitar uma invasão ao país para por fim à guerra.
GUERRA FRIA
Suicídio de Getúlio Vargas
Vamos entender os fatos que antecederam este incidente da história do Brasil:
Agosto de 1954: Os 19 dias que mudaram o Brasil
➽ Dia 5: Atentado da rua Toneleros: o ex-major aviador Rubens Vaz é morto e Carlos Lacerda é ferido no pé. Getúlio Vargas convoca Gregório Fortunato, chefe de sua guarda pessoal, que nega qualquer envolvimento no episódio.
➽ Dia 6: Getúlio diz em nota oficial que irá apurar o crime e punir os culpados. Cinco mil pessoas comparecem ao enterro do major Vez. Militares realizam manifestação de protesto contra o atentado.
➽ Dia 7: O motorista de táxi Nelson Raimundo topes depõe na polícia e diz que o suposto autor do atentado, Climério Euribes de Almeida, ex-membro da guarda palaciana, utilizou seu carro para fugir do local do crime.
➽ Dia 8: Getúlio é informado do envolvimento de Climério, que teria recebido dinheiro de Fortunato por meio do secretário da guarda, João Vicente de Souza. O presidente dissolve sua guarda pessoal. O ministro Nero Moura informa a Getúlio que a Aeronáutica está sublevada.
➽ Dia 9: Deputados oposicionistas – entre eles Afonso Arinos – fazem violentos discursos na Câmara e exigem a renúncia de Getúlio. Tancredo Neves, ex-ministro da Justiça, divulga nota em que diz que o presidente não deixará o governo.
➽ Dia 10: Numa reunião do Clube da Aeronáutica a tese da renúncia ganha força. Ex-membros do Alto Comando das Forças Armadas dizem ao ministro da Guerra, Zenóbio da Costa, que recomende ao presidente para se afastar por conta própria, antes que eles o obriguem a isso.
➽ Dia 11: Getúlio diz a Zenóbio que não aceitará Gregório depõe na polícia. A missa de sétimo dia pela morte de Vaz coincide com novos protestos civis e militares no Rio de Janeiro.
➽ Dia 12: Instaurado inquérito policial-militar, um IPM, para apurar o atentado. Getúlio vai a Minas Gerais para inauguração de uma siderúrgica. Lá, é recebido com festa por Juscelino Kubitschek. É seu último discurso e sua última aparição pública.
➽ Dia 13: O pistoleiro Alcino José do Nascimento é preso. Há suspeitas de que agiu sob ordens indiretas do filho de Getúlio, Lutero Vargas. Este nega participação no crime, depõe voluntariamente no IPM e abre mão de sua imunidade parlamentar.
➽ Dia 14: Cerca de 1.500 oficiais se reúnem no Clube Militar e exigem a renúncia de Getúlio. O secretário da guarda presidencial, João Vicente, confessa que facilitara a fuga de Alcino e de Climério orientado por Fortunato.
➽ Dia 15: Pedida oficialmente a prisão de Gregório Fortunato.
➽ Dia 16: Com a tropa fora de controle, o ministro da Aeronáutica, Nero Moura, pede demissão.
➽ Dia 17: Climério é preso e com ele são encontrados 35 mil cruzeiros, em cédulas da mesma série de notas encontradas com Fortunato e Alcino.
➽ Dia 18: Encontrados no arquivo de Fortunato papéis que o ligam a negócios suspeitos com o filho de Getúlio, Manoel Antônio Vargas. Carlos Lacerda escreve que o presidente está deposto moralmente, “pelo sangue que fez derramar”.
➽ Dia 19: O ex-coronel João Adil de Oliveira, responsável pelo IPM, diz não ter mais dúvidas de que o crime da Toneleros foi planejado dentro do Catete. José Antônio Soares, que intermediara a contratação do pistoleiro, também é preso.
➽ Dia 20: O Alto Comando do Exército reúne-se e divulga nota sobre a gravidade da situação. Orientado por Lacerda, o vice-presidente Café Filho leva aos chefes militares a hipótese da dupla renúncia.
➽ Dia 21: Café Filho propõe ao próprio Getúlio a renúncia de ambos. O presidente diz que vai pensar no assunto. Aeronáutica e Marinha se declaram em estado de prontidão.
➽ Dia 22: Manifesto dos líderes da Aeronáutica exige a renúncia de Getúlio. Mascarenhas de Morais é enviado como mensageiro dos militares a Getúlio, que o rechaça e diz que só morto sairia do governo.
➽ Dia 23: “Só morto sairei do Catete”. A frase vira manchete do antigo Última Hora, jornal getulista. Almirantes dizem que a Marinha apoia o manifesto dos brigadeiros. Generais redigem também um manifesto, considerado um ultimato a Getúlio.
Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-getulio-var gas-se-matou.phtml
REPORTAGEM SOBRE A MORTE DE GETÚLIO:
Por que ir ao espaço?
Independências na América - 8° ano
Neste bimestre, nós estudaremos as Independências na América, a fim de conhecermos as suas principais características e sermos capazes de ampliar nosso olhar crítico sobre esses países atualmente.
Para aprofundar a sua pesquisa, selecionei alguns vídeos que irão te ajudar com o trabalho. Assista e complete as suas anotações na pesquisa.
Introdução: obrigatória para todos os grupos
Brasil
Rio da Prata- Argentina
Haiti
México
Grã-Colômbia - Colômbia
Grã-Colômbia - Venezuela
Uruguai
DESAFIOS DAS INDEPENDÊNCIAS
ABSOLUTISMO: CONFIRA SE VOCÊ ENTENDEU
Relembre as aulas e aprofunde suas observações assistindo a seguinte animação e jogando os games sobre Absolutismo a seguir
História da alimentação: entre dois mundos
As especiarias mais valiosas usadas na preparação de alimentos na Europa incluíam a pimenta, gengibre, cravo-da-índia, noz-moscada, macis, canela, açafrão, anis, zedoária e cominho. Ainda que a maioria delas fosse reservada para a mesa dos ricos, os mais pobres utilizavam pimenta sempre que podiam. A despeito de seu custo, não havia economia no uso das especiarias. Quantidades significativas eram requisitadas para banquetes reais e casamentos.
Fonte: https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1777/o-comercio-de-especiarias-e-a-era-das-grandes-nave/#google_vignette
Crie um cartaz informativo sobre a história do chocolate e da canela, ele deve conter: localização, rotas de comércio e informações relevantes.
Vídeos informativos para pesquisa:
Especiaria: Canela
Cacau: história do chocolate
NAZISMO - O horror e a guerra
Estudar o nazismo, o fascismo alemão, é sempre fundamental para a formação do ser humano, pois mostra uma das terríveis faces da história. Caracterizado por um autoritarismo extremo, nacionalismo agressivo e supressão de oposição política, o fascismo moldou regimes e sociedades de maneiras profundas e muitas vezes devastadoras. Entender suas origens, princípios e consequências é fundamental para compreender a história contemporânea e os desafios enfrentados pela sociedade atualmente.
Em 1933 Adolf Hitler tornou-se Primeiro-Ministro da
Alemanha. Logo em seguida, os nazistas deram início a uma campanha de terror
contra seus oponentes, sendo os judeus seu alvo principal. Os israelitas foram
submetidos a humilhações públicas, vários foram arbitrariamente presos e
inúmeros outros foram despedidos de seus empregos. As medidas anti-semitas
daquele ano tiveram seu clímax no dia 1 de abril de 1933 com o boicote às
firmas e lojas cujos proprietários eram judeus. Fonte: Enciclopédia do Holocausto
"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa
"sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da
perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de
seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em
janeiro de 1933, defenderam que os alemães eram "racialmente
superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça
à auto-entitulada comunidade racial alemã.
Documentário: Sobrevivi ao holocausto
Indícios do Nazismo atualmente:
"Leve-me para cima" - Trabalho do 6° ano
Nosso desafio, neste trabalho, será discutir historicamente essas ideias, pesquisando como o ser humano construiu os seus grandes patrimônios no passado.
Roteiro do trabalho:
1. Divisão dos grupos.
2. Seleção dos temas abaixo para cada grupo:
a) Pirâmides do Egito
b) Stonehenge
c) Linhas de Nazca
d) El mirador - Maias
e) Moai - Ilha de Páscoa
f) Muralha da China
g) Machu Pichu
3. Pesquisar em fontes confiáveis como estas obras foram feitas e com quais ferramentas, segundo os arqueólogos. (Obs.: registrar tudo no caderno)
a) Anotar os argumentos utilizadas no vídeo para comprovar a presença dos alienígenas;
b) Pesquisar sobre as construções: Como? Onde? Quem? Por quê? Com quais ferramentas foram construídos os monumentos, segundo a Arqueologia e a História?
4. Criar uma apresentação de slide com imagens das conclusões do grupo:
a) Sem textos para leitura, apenas títulos ou datas;
b) Somente imagens;
c) Todos devem saber explicar o trabalho.
EXPANSÃO NAPOLEÔNICA
Napoleão chegou ao poder através do golpe de 18 Brumário, em 1799, que pôs fim à Revolução Francesa ao dissolver o Diretório. A partir disso, foi concentrando o poder em suas mãos até que, em 1804, proclamou-se imperador da França.