Projeto: Cinema e Revolução


 O conceito de revolução é entendido, comumente, como uma transformação radical de determinada estrutura política, social, econômica, cultural ou tecnológica, isto é, tudo o que diz respeito à vida humana. Tal conceito é fundamental para se entender os períodos históricos moderno e contemporâneo. Fonte: Brasil Escola


    Neste bimestre faremos a análise de filmes sobre as revoluções, mas para isso utilizaremos uma estrutura de critérios próprios para aprofundar o nosso olhar sobre o que assistimos.

    Assista a seleção de filmes sobre os conteúdos do bimestre para fazer o trabalho:


1) Filme: Os três mosqueteiros (1948)

Cena: 1:59:46 até 2:05:42 


2) Filme: Morte ao rei (2003) - sobre Oliver Cromwell

Cena: 15:00-17:18 e depois 43:09 - 47:17


3) Filme: Tempos Modernos

Cena: 0:00 até 18:37


4) Filme: Oliver Twist (2005)

Cenas: 2:22 até 9:11


5) Filme: Danton

Cena: 01:14:15 até 01:24:38


6) Filme: Os miseráveis

A cena a seguir deve ser analisar, o filme completo não está disponível.



PROJETO DE HISTÓRIA


Objetivo: compreender a história estudada neste ano, a partir da análise dos filmes como documentos históricos.


Como documento audiovisual, você deverá fazer a análise da seleção de filmes a partir dos critérios a seguir:


1. Design de produção (Cenário)

  • Autenticidade histórica: Os cenários representam bem a época retratada?
  • Detalhes e ambientação: Há elementos (móveis, paisagens, construções) que ajudam a imergir na história?
  • Coerência com a narrativa: Os cenários combinam com os acontecimentos do filme?

2. Figurino

  • Adequação histórica: As roupas refletem o período e a classe social dos personagens?
  • Detalhes e materiais: As roupas parecem realistas ou parecem fantasias genéricas?
  • Contribuição para a imersão: O figurino ajuda a contar a história sem precisar de explicações?

3. Maquiagem

  • Caracterização dos personagens: A maquiagem contribui para diferenciar classes sociais, idades ou situações (como ferimentos, doenças, sujeira)?
  • Naturalidade e realismo: A maquiagem parece autêntica ou exagerada?
  • Expressividade: Ajuda a transmitir emoções e características dos personagens?

4. Atuação

  • Expressão corporal e facial: Os atores conseguem transmitir emoções convincentes?
  • Dicionário e tom de voz: A fala dos personagens combina com o contexto da história?
  • Interação com o ambiente e outros personagens: As cenas parecem naturais ou forçadas?

5. Efeitos Sonoros e Música

  • Trilha sonora e impacto emocional: A música ajuda a intensificar a emoção da cena? O estilo musical combina com a época e o tom do filme?.
  • Uso de silêncio e sons ambientes: O silêncio é utilizado estrategicamente para criar impacto? Sons ambientes (passos, murmúrios, vento, etc.) reforçam a imersão e a atmosfera da cena?
  • Coerência com a narrativa: A música acompanha o desenvolvimento da história e dos personagens? O aumento ou diminuição da trilha sonora reflete mudanças na trama ou emoções? A sonoridade reforça o contexto histórico e a identidade dos personagens?



Exemplo de análise do filme Elizabeth (1998), do diretor Shekhar Dapur



1. Design de produção (Cenário)

  • Autenticidade histórica: O cenário da Abadia de Westminster é ricamente detalhado e transmite a grandiosidade da cerimônia real.
  • Detalhes e ambientação: O ambiente possui tapeçarias, velas e objetos religiosos que reforçam a importância do momento.
  • Coerência com a narrativa: A cena traduz bem o peso histórico da coroação, com um tom solene e grandioso.

2. Figurino

  • Adequação histórica: O vestido dourado usado por Elizabeth é inspirado nos retratos da monarca e transmite poder e divindade.
  • Detalhes e materiais: Os tecidos luxuosos e os bordados refinados demonstram a riqueza da corte inglesa.
  • Contribuição para a imersão: O figurino reforça a transformação de Elizabeth de uma jovem inexperiente para uma rainha soberana.

3. Maquiagem

  • Caracterização dos personagens: Elizabeth aparece inicialmente com um visual mais natural, mas ao longo do filme adota a maquiagem branca e os cabelos ruivos icônicos.
  • Naturalidade e realismo: A maquiagem reflete bem o período, pois os nobres usavam pós brancos para simbolizar status e esconder imperfeições.
  • Expressividade: A palidez da maquiagem e os traços marcantes realçam a figura quase mística da rainha.

4. Atuação

  • Expressão corporal e facial: Cate Blanchett transmite com maestria a transição emocional de Elizabeth, de nervosa a determinada.
  • Dicção e tom de voz: Seu discurso é firme e solene, demonstrando crescimento e confiança.
  • Interação com o ambiente e outros personagens: A troca de olhares com conselheiros e clérigos reforça a tensão política do momento.

5. Efeitos Sonoros e Música

  • Trilha sonora e impacto emocional: A música solene e orquestral enfatiza a grandiosidade e importância do momento.
  • Uso de silêncio e sons ambientes: O eco dos passos de Elizabeth, o murmúrio da corte e o coro religioso criam um clima solene.
  • Coerência com a narrativa: A trilha cresce à medida que Elizabeth se afirma como rainha, destacando sua ascensão ao poder.



PRODUÇÃO FINAL: CINE EXPOSIÇÃO 


    Conforme os temas estudados da estrutura da música cada grupo deverá criar um material para representá-lo na exposição, a partir da cena do filme:

1. Design de Produção
2. Figurino
3. Maquiagem
4. Atuação
5. Efeitos Sonoros

obs.: O material deve identificar o filme estudado.
Exemplos :













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