TECNOLOGIA NA GUERRA FRIA - 9° ANO

 


Neste bimestre, estamos estudando a Guerra Fria, um período cheio de conflitos e de guerras. Contudo, também é um momento de inúmeros avanços tecnológicos para o Brasil e o mundo.

Em nosso trabalho vamos estudar tecnologias do período, com destaque principal para as pesquisas nucleares presentes em nossa região de Sorocaba, a unidade da marinha de ARAMAR, em Iperó.



ETAPAS DO TRABALHO:

1. Divisão dos grupos

2. Pesquisa sobre o submarino nuclear e o almirante Álvaro Alberto


Estruturado como um programa de desenvolvimento científico e tecnológico, o ProSub integra a capacitação de mão de obra especializada e o incentivo à indústria brasileira, porque prioriza a aquisição de componentes fabricados no país. Além da construção do primeiro SCPN, o programa envolve a edificação de uma infraestrutura industrial para apoiar a operação dos submarinos — a qual engloba estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM).

É o maior investimento em curso na Marinha e um dos principais programas estratégicos de Defesa do país. O submarino com propulsão nuclear é um dispositivo naval que demanda o desenvolvimento de tecnologia para o projeto, a fabricação do seu reator e de toda a Planta Nuclear Embarcada (PNE). Para a PNE, existe o desenvolvimento de um protótipo em terra, denominado Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene).

Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202403/prosub-conheca-os-detalhes-do-programa-de-desenvolvimento-de-submarinos-da-marinha-do-brasil 

Vídeo sobre o Submarino Nuclear:



Almirante Álvaro Alberto


3. Produção de Simulação do Submarino Nuclear





0 Comments:

Postar um comentário