Nesta postagem você irá navegar por museus virtuais para conhecer melhor esta instituição tão importante para a sociedade em nosso tempo. Em nossa busca por construir um museu virtual na escola precisamos antes saber como são e nada melhor do que realizar esta visita virtual pelos museus escolhidos.
Clique nos links abaixo e faça a visita virtual para logo em seguida fazer a atividade proposta pelo professor:
Observe as peças do Museu Histórico Sorocabano e anote aquelas que pertencem a sala de Pré-História da região. Ao final escreva quais as características das peças que chamaram mais a sua atenção.
Desde a década de 1970, os jogos eletrônicos atraem adeptos de todas as idades. Para os mais "velhinhos" vale lembrar os primeiros videogames e sua evolução : Telejogo, Atari, Odyssei, Megadrive, Nintendo, Game Boy entre outros. Atualmente, os jogos avançaram muito em termos de gráficos e história. Consoles como, por exemplo, Playstation 2 e Xbox tem levado adultos e crianças ao mundo da diversão eletrônica. Não podemos esquecer dos games de computador que também evolui cada vez mais. Em casa ou nas Lan Houses (locais onde os gamemaníacos jogam em rede), jovens de todas as idades divertem-se ao clique de mouses ou joysticks. Conheça abaixo os principais videogames da atualidade.
Playstation
Desenvolvido pela Sony, este videogame roda CDs e DVDs (Região 1). Os games em DVD tem capacidade para armazenar até 4,7 GB de dados. O Playstation II foi o primeiro videogame a possuir um processador de 128 bits. Ele possui 32 megas de memória RAM principal, 4 megas de memória VRAM para texturas. Outra qualidade deste potente videogame é uma placa de vídeo de altíssimo desempenho, a Graphics Sinthesizer. Seu joystick ainda vibra, dando muito mais realismo e emoção aos jogos.
Com ele, o gamemaníaco pode rodar todos os jogos do Playstation 1, graças ao processador antigo que carrega em seu interior, que executa todas as operações de entrada e saída de dados. Outra vantagem é que pode ser utilizado na horizontal e na vertical. O ps2 também possui um recurso que torna capaz de jogar on line de sua casa com outros jogadores, através da Internet. Os aficionados aguardam para 2006 o lançamento do Playstation 3, que deverá revolucionar o mundo dos videogames.
X-Box O videogame da Microsoft também possui características capazes de deixar os jogos com extremo realismo. Seu poderoso processador de 733MHZ é capaz de efetuar milhões de movimentos e gráficos ao mesmo tempo, deixando os jogos extremamente rápidos, coloridos e com uma realidade impressionante. Possui uma porta Ethernet acoplada, recurso que possibilita o jogo on line e em rede.Em 2006, a Microsoft lançou o X-Box 360. O novo console conta com recursos avançados e jogos com gráficos complexos.
Agora jogue a Era do Videogame e conheça os clássicos jogos do passado
Antes de começar a jogar Goodgame Empire conheça um bom site sobre Idade Média e veja os vídeos de Castelos e outros elementos medievais de extrema importância para os nossos estudos neste bimestre! Aproveite
No início do século XX, a transformação das principais cidades brasileiras seguiu os padrões franceses da Belle Époque, satisfazendo os desejos de uma elite ansiosa por mostrar seus usos e costumes europeus.
Tratava-se de romper com um passado colonial através de um urbanismo técnico, pelas medidas higienizadoras e pelo controle social.
Sorocaba passa por um processo de mudanças a partir de meados do século XX e, contém em suas ruas, vestígios de uma cultura arquitetônica histórica, regional e nacional retratada neste trabalho.
A exposição “O OLHAR SOBRE A CIDADE”, que mostra o olhar dos alunos sobre a fotografia, a história e a cidade, faz parte de uma atividade desenvolvida nas 8as séries do Colégio Objetivo que consiste em captar a paisagem urbana de Sorocaba, a partir dos conceitos e ideias analisados na obra de Marc Ferrez (1843 – 1923), fotógrafo que registrou as mudanças da Belle Époque no Brasil.
Enfim, tem por objetivo refinar e resgatar o olhar dos alunos sobre a História presente na urbanização e modelos arquitetônicos historicamente constituídos em nossa cidade.
prof. Ailton
PARA A REALIZAÇÃO DO SEU TRABALHO SERÁ NECESSÁRIO VOCÊ OBSERVAR UM POUCO SOBRE A VIDA E A OBRA DE NOSSO ARTISTA, CLIQUE EM:
Nós faremos uma exposição fotográfica baseada nas obras de Marc Ferrez e, o objetivo deste trabalho é fazer uma releitura de suas obras na cidade de Sorocaba atualmente, tendo como pano de fundo a Belle Époque a qual nosso fotógrafo se dedicou.
Para isso escolha uma das fotos de Ferrez, após ler sua obra e ter feito as atividades em sala sobre fotografia como documento histórico. A partir da análise desta foto (ver roteiro entre em sala) você terá as ideias utilizadas por Ferrez e poderá reproduzí-las em nossa cidade. Em seguida, faça uma foto levando em consideração os conceitos extraidos da foto analisada e monte a fotografia para exposição, conforme o formato exigido pelo professor em sala. Não esqueça de analisar a sua foto também (pode ser no caderno mesmo) e mostrar ao professor no dia da entrega.
Time de muitas histórias, grande parte delas se confundem com os períodos da História do Brasil, desde a sua fundação o Corinthians revela muita da cultura e da sociedade brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.. Leia abaixo a síntese da história oficial do clube, retirada do site oficial:
Era 1º de setembro de 1910 e cinco operários - Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia - se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians Paulista" após assistirem a uma partida de uma equipe de futebol da Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que já no primeiro momento afirmou: "o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou. Na verdade, apenas uma semana. Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma platéia entusiasmada que garantiu: "este veio para ficar". De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea. No ano de 1913, o Corinthians pleiteou uma vaga junto à Liga Paulista de Futebol e foi aceito, tornando-se assim o quarto dos chamados "três mosqueteiros" (os outros eram Americano, Germânia e Internacional), daí a origem do mascote corinthiano. Grandes craques passaram pelo Corinthians em sua história centenária. Nomes como Neco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gilmar, Rivellino, Sócrates, Biro-Biro, Ronaldo, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, entre outros, são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela Fiel Torcida.
Esta postagem traz dois vídeos e uma animação sobre a Expansão Marítima para você estudar para as provas e compreender melhor o assunto, assista os filmes a seguir e comente quais características das Grandes Navegações aparecem neles.
300 de Esparta conta a história dos honrados guerreiros espartanos que, com uma pequena coalizão de apenas trezentos homens e alguns aliados liderados pelo rei Leônidas, conseguiram resistir por três longos dias uma invasão de centenas de milhares de Persas sob o comando do tirano rei Xerxes, travando no Desfiladeiro das Termopilas uma das mais sangrentas e heróicas batalhas da história da humanidade.
Clique aqui para saber mais sobre esta história nos quadrinhos e no cinema.
Para saber mais sobre mitologia veja o vídeo abaixo:
Sobre o autor dos quadrinhos que viraram filme Frank Miller é preciso dizer que ele nasceu em Olmie, Maryland (EUA), em 27 de janeiro de 1957, e começou a desenhar ainda muito jovem, colaborando para vários fanzines. Seus primeiros trabalhos foram publicados (mas não creditados) na revista Twilight Zone, da extinta editora Gold Key.
Depois, começou a trabalhar como colaborador para várias editoras, como a DC e a Marvel. Nesta última, ele desenhou os números 27 e 28 da revista Peter Parker, o que chamou a atenção dos editores e fez com que fosse contratado como desenhista da revista Daredevil (Demolidor) a partir do número 158, em 1979. Dez edições depois, Miller começou também a escrever o título, criando personagens inesquecíveis como a ninja Elektra. Em 1982, desenhou a mini-série Wolverine, escrita por Chris Claremont.
Em 1983 ele passou a trabalhar com a DC, onde escreveu e desenhou a mini-série Ronin. Ele voltou para a Marvel em 1986, quando escreveu a graphic novel Demolidor: Amor e Guerra e a mini-série Elektra Assassina (belamente pintadas por Bill Sienkiewicz), e aquela que é considerada a melhor história do Demolidor, "A Queda de Murdock", desenhada pelo talentoso David Mazzucchelli. Ainda neste mesmo ano, a DC lançou Batman - O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por ele, uma das séries mais premiadas e cultuadas de todos os tempos. Em 1987, ele escreveu outro marco na carreira do Homem-Morcego na história Batman: Ano Um (desenhada por Mazzucchelli), que reconta de maneira espetacular a origem do personagem de acordo com o que havia sido mostrado em O Cavaleiro das Trevas. Miller já recebeu vários prêmios dos quadrinhos e segue hoje como uma referência para desenhistas e roteiristas.
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DEPOIS DE SABER TUDO ISSO SOBRE MITOLOGIA E ESPARTA É HORA DE JOGAR UM POUCO SOBRE OS GRANDES GUERREIROS DA HISTÓRIA, CONTUDO, VOCÊ DEVE PRESTAR ATENÇÃO AOS ERROS HISTÓRICOS PRESENTES NO JOGO E POSTAR SEU COMENTÁRIO PARA DISCUTIRMOS JUNTOS.
O oráculo anunciou a Acrísio que um dia seu neto lhe tiraria o trono e a vida. Assustado, Acrísio encerrou sua filha, Dânae, numa torre de bronze, para isolá-la do mundo e impedir que ela arranjasse esposo.
No entanto, Zeus se transformou e chuva de ouro entrou na torre e fez Dânae tornar-se mãe de um menino, Perseu. Assim que seu neto nasceu, Acrísio colocou-o num barco junto com a mãe, deixando os dois à mercê das ondas. Os ventos empurraram a embarcação para os lados da ilha de Serifo, uma da Cíclades, onde o rei Polidectes os recolheu.
Polidectes simpatizou com Dânae e cuidou de seu filho, educando-o até a adolescência. Depois achou melhor afasta-lo, pois queria o caminho livre para conquistar Dânae. Ordenou-lhe então que fosse combater as terríveis Górgonas e lhe trouxesse a cabeça da Medusa, a mais monstruosa das três.
I. A Górgona Medusa
As Górgonas devastavam os campos e aterrorizavam os viajantes que perdiam o rumo e acabavam passando por suas terras. A tarefa de Perseu era difícil. Prevenido, desde o início ele tratou de pedir a proteção dos deuses que costumavam socorrer os heróis. Atena lhe deu seu escudo e seu espelho, Hades lhe ofereceu um capacete que tornava invisível e Hermes lhe emprestou suas sandálias aladas. O filho de Dânae partiu então para a região em que moravam as Górgonas.
Chegando à caverna em que elas descansavam, logo ele reconheceu a Medusa, cuja cabeleira era formada por um amontoado de serpentes entrelaçadas. Naquela hora, as serpentes estavam todas dormindo, caídas em sua testa horrorosa. A Medusa tinha o poder de transformar em pedra quem a encarasse. Perseu não se intimidou. Aproximou-se andando de costas, usando o espelho de Atena para se orientar, pois caso a Górgona acordasse não o olharia de frente. Com um golpe de espada, o herói decapitou a criatura monstruosa. Do sangue que escorria, surgiu um cavalo de asas. Era Pégaso. Perseu pós a cabeça da Medusa num saco e, montado em Pégaso, se foi pelos ares, fugindo das duas outras irmãs, que tinham acordado e estavam prontas para se vingar.
“As mais belas lendas da Mitologia. Martins Fontes” / tradução Mônica Stabel.. São Paulo, 2006. p. 207 – 208.
QUESTÕES:
1. Procure no dicionário, as palavras desconhecidas.
2. Encontre no texto o nome dos personagens.
3. Quais deuses participam do mito acima?
4. Os deuses oferecem presentes a Perseu, quais são eles?
5. Qual motivo levou Perseu a matar a Medusa?
6. Mitos são narrativas fantásticas utilizadas para explicar e ordenar o mundo. De que forma este mito grego reflete esta ideia?
Agora assista ao desenho dos Cavaleiros do Zodiaco em que o mito de Perseu e a Medusa estão presentes:
O Jogo do Renascimento ajudará você a memorizar as pinturas dos grandes nomes da Renascença. Na barra embaixo da tela irá aparecer o título do quadro e você deverá tocar no nome do pintor que estará sobrevoando sua cabeça, mas cuidado com os perigos...
Antes de começar o estudo leia este breve resumo sobre os pintores do Renascimento e sua principais obras:
Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
Quentin Metsys - (1466-1530) - pintor flamengo, renascença norte européia, abordou criticamente a sociedade burguesa do período. Obras: Os cambistas, O Casamento Desigual, o Casal Desigual entre outras...