CIDADANIA: DOS GREGOS AO ECA

Ao contrário dos conhecimentos intelectuais e artísticos, que em Atenas ficavam a cargo das famílias, a educação militar era um dever do Estado, como em Esparta, e condição para o exercício da cidadania.

Em Atenas procedia-se da seguinte forma: todo filho de ateniense, aos dezoito anos, devia inscrever-se no demos de seus pais, o que significava pertencer a uma divisão administrativa da cidade; feito isso, o Conselho (boulé) se reunia para verificar a idade dos jovens e decidir se eram frutos de nascimento legítimo e de condição livre, o que era possível saber, uma vez que a legitimação da criança ocorria poucos dias depois do nascimento, quando, publicamente, era aceita pelo pai e pela comunidade e então recebia um nome. Caso a boulé votasse contra, o jovem seria considerado um impostor e vendido como escravo; do contrário, passava pelo exame de aptidão física e por um treinamento de dois anos.

     No Brasil, em 13 de Julho de 1990 nascia o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que mudou completamente a situação da criança no país, um exemplo de cidadania que você vai ler no trecho abaixo: 

  LEI N º 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990
           
           Título lI - Das Disposições Preliminares
 Art. 
             1º - Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art.  
        Art. 2º - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade.
        
        Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
   
       Art. 3º - A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. 

         Art. 4º - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
       
          Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
          a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
          b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
          c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância  
 e à juventude.

       Art. 5º - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

LIÇÃO DE CASA:
        OUÇA AGORA A NARRAÇÃO DE UM TEXTO SOBRE ESTE ASSUNTO CLICANDO:



           AGORA VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O ECA ATRAVÉS DE ALGUMAS TIRINHAS DO SITE PLENARINHO QUE VOCÊ ENCONTRA NA SEÇÃO FAVORITOS DO BLOG HISTÓRIA MIRIM:





AGORA UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS


AGORA UM JOGO SOBRE CIDADANIA QUE NÃO PODERIA FALTAR NÃO É?

22 Comments:

Rayssa Moura - 5ª A disse...

Olá, prof° Ailton! Boa tarde! Como você está? Eu achei muito divertido e interessante, pois com esse método de ensino nós entendemos melhor, da minha parte, pelo menos e acredito que meus colegas também! Que bom para nós, crianças que existe o ECA , mas pena que as leis deste não são exercidas por todos, não é?

professor Ailton disse...

POIS É O GRANDE PROBLEMA É QUE ESSES DIREITOS TODOS NÃO ESTÃO ATINGINDO A TODOS OS BRASILEIROS! PORTANTO, PRECISAMOS ESTAR ATENTOS E PROTESTARMOS O QUANTO PUDERMOS, TUDO BEM?
ABRAÇO

Anônimo disse...

Achei interesante o jogo pois me ajudou a decorar.
Gostei do texto, pois falou coisas que eu nao sabia.

Rayssa Moura - 5ª A disse...

É MESMO! TUDO BEM E VOCÊ, PROFESSOR? GOSTARIA QUE FOSSEM EXERCIDOS POR TODOS MESMO, A NOSSA VIDA SERIA BEM MELHOR E MAIS CALMA..... SERIA MUITO BOM.. ESPERO QUE UM DIA CHEGUEMOS LÁ! ABRAÇO TAMBÉM!

professor Ailton disse...

Espero que você tenha lido os textos também, pois eles são muito interessantes, mas obrigado pela postagem fique a vontade para postar o quanto quiser (não esqueça de colocar o seu nome na próxima tudo bem?)

Rayssa você tem razão seria um mundo bem melhor, o que podemos fazer é tentar tornar a nossa vida melhor e a daqueles que estão ao nosso redor!
abraço

vitor disse...

jogo muito bom e texto também mas sinceramente na Grécia as leis eram todas cumpridas e hoje nem todas são cumpridas.

Leo Vitor Centro 5 ª A disse...

Gostei muito desse jeito de ensino pois é muito legal e interesante e ajuda a aprender muito legal mesmo, o maior problema é que a minoria cumpre os deveres e conhecem os direitos, vlw Ailton come caca !!! usahsuahsuhaushau

Anônimo disse...

Na Grécia as leis eram respeitadas e cumpridas,já hoje nem todas são.
Achei muito interessante este texto e o jogo.

Lucas 5A-Centro

professor Ailton disse...

LUCAS CUIDADO PARA NÃO ACHAR QUE NA GRÉCIA NÃO HAVIA PROBLEMA!
LEMBRA QUANDO FALAMOS SOBRE O OSTRACISMO?
ELES TAMBÉM TINHAM SEUS PROBLEMAS
ABRAÇO E OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.

Anônimo disse...

olá tudo bom?espero que sim!!
Professor é este jogo e este texto tem que ler e jogar??da lição de casa?
obrigada Carolina 5ªa-Centro

professor Ailton disse...

SIM CAROLINA VOCÊ ESTÁ NO LUGAR CERTO ESPERO QUE TENHA RELEMBRADO A AULA
ABRAÇO

Amanda Miaki disse...

Professor Ailton...
joguei o jogo que pediu ,joguei umas 2 a 4 vezes super interessante além deste jogo tem mais algum que precise ver?
Abraço!
5ª série A-Centro

Anônimo disse...

Muito interesante ... queria saber se tem mais jogos sobre isso... !
Julia 5P- Portal

Anônimo disse...

Muiitoo Legal o texto, o jogo, a rádio e a tirinha, muito interesante

Cauana disse...

Consegui decorar com o jogo bastate palavras e com o texto acho que vai me ajudar na hora de estudar para a prova
bjss
Cauana-5ªP

Anônimo disse...

O que é Cidadania?Em direito, cidadania é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política. A cidadania é, portanto, o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).A nacionalidade é presuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos.No BrasilOs direitos políticos são regulados no Brasil pela Constituição Federal em seu art. 14, que estabelece como princípio da participação na vida política nacional o sufrágio universal*. Nos termos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos.*Sufrágio universal consiste na extensão do sufrágio, ou o direito de voto a todos os indivíduos considerados intelectualmente maduros (em geral os adultos, porém no Brasil os adolescentes acima de 16 anos têm direito ao voto), sem distinção de raça, sexo, crença ou estatuto social.Pode ser direto, no qual todos os eleitores votam, ou indireto, quando os eleitores elegem um colégio eleitoral o qual, por sua vez, elege um dos candidatos à magistratura em questão. Este método é usado, por exemplo, nos EUA para escolha do presidente e do vice-presidente da república.


Barbara Olhier 5ªR

Isabella 5R disse...

Ailton gostei dos dois textos, lendo eles consegui entender mais sobre cidadania e achei que na Grecia as leis eram mais respeitadas do que hoje em dia!!!

giovanna rolim da silva disse...

gostei muito do texto,da historia em quadrinho,do jogo e da narraçao do texto,acho q vai me ajudar muito na hora de estudar pq é bem mais facil de entender a materia do eca,nos crianças temos sorte de existir a lei do eca, mas que pena que algumas pessoas naum praticam essa lei adorei essa materia
bjs. Giovanna Rolim da Silva 5R

Anônimo disse...

oi ailton eu gabi da 5 r achei que o seu site e um coplemento otimo para nossos estudos mas eu não consegui jogar o jogo de troca palavras
abraços

Anônimo disse...

Guilherme Fogaça,nossa como é legal né antes só era cidadão se fosse homem maior de dezoito anos e fosse filho de ateniense

Anônimo disse...

Prof°, ajudou muito esses links, pois eles explicam nos mostrando situações da nossa vida para muitos, não é? Bom......... achei maravilhoso para a ajuda, depois que você criou esse blog eu estou entendendo a matéria mais facilmente
Agradecida, Rayssa Moura, 5ª A.

Matheus disse...

Achei as tirinhas muito interessantes! Vai ajudar muito nos estudos e em questão de curiosidade também!

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