
Máscaras - 7º Ano

Suicídio de Getúlio Vargas
Vamos entender os fatos que antecederam este incidente da história do Brasil:
Agosto de 1954: Os 19 dias que mudaram o Brasil
➽ Dia 5: Atentado da rua Toneleros: o ex-major aviador Rubens Vaz é morto e Carlos Lacerda é ferido no pé. Getúlio Vargas convoca Gregório Fortunato, chefe de sua guarda pessoal, que nega qualquer envolvimento no episódio.
➽ Dia 6: Getúlio diz em nota oficial que irá apurar o crime e punir os culpados. Cinco mil pessoas comparecem ao enterro do major Vez. Militares realizam manifestação de protesto contra o atentado.
➽ Dia 7: O motorista de táxi Nelson Raimundo topes depõe na polícia e diz que o suposto autor do atentado, Climério Euribes de Almeida, ex-membro da guarda palaciana, utilizou seu carro para fugir do local do crime.
➽ Dia 8: Getúlio é informado do envolvimento de Climério, que teria recebido dinheiro de Fortunato por meio do secretário da guarda, João Vicente de Souza. O presidente dissolve sua guarda pessoal. O ministro Nero Moura informa a Getúlio que a Aeronáutica está sublevada.
➽ Dia 9: Deputados oposicionistas – entre eles Afonso Arinos – fazem violentos discursos na Câmara e exigem a renúncia de Getúlio. Tancredo Neves, ex-ministro da Justiça, divulga nota em que diz que o presidente não deixará o governo.
➽ Dia 10: Numa reunião do Clube da Aeronáutica a tese da renúncia ganha força. Ex-membros do Alto Comando das Forças Armadas dizem ao ministro da Guerra, Zenóbio da Costa, que recomende ao presidente para se afastar por conta própria, antes que eles o obriguem a isso.
➽ Dia 11: Getúlio diz a Zenóbio que não aceitará Gregório depõe na polícia. A missa de sétimo dia pela morte de Vaz coincide com novos protestos civis e militares no Rio de Janeiro.
➽ Dia 12: Instaurado inquérito policial-militar, um IPM, para apurar o atentado. Getúlio vai a Minas Gerais para inauguração de uma siderúrgica. Lá, é recebido com festa por Juscelino Kubitschek. É seu último discurso e sua última aparição pública.
➽ Dia 13: O pistoleiro Alcino José do Nascimento é preso. Há suspeitas de que agiu sob ordens indiretas do filho de Getúlio, Lutero Vargas. Este nega participação no crime, depõe voluntariamente no IPM e abre mão de sua imunidade parlamentar.
➽ Dia 14: Cerca de 1.500 oficiais se reúnem no Clube Militar e exigem a renúncia de Getúlio. O secretário da guarda presidencial, João Vicente, confessa que facilitara a fuga de Alcino e de Climério orientado por Fortunato.
➽ Dia 15: Pedida oficialmente a prisão de Gregório Fortunato.
➽ Dia 16: Com a tropa fora de controle, o ministro da Aeronáutica, Nero Moura, pede demissão.
➽ Dia 17: Climério é preso e com ele são encontrados 35 mil cruzeiros, em cédulas da mesma série de notas encontradas com Fortunato e Alcino.
➽ Dia 18: Encontrados no arquivo de Fortunato papéis que o ligam a negócios suspeitos com o filho de Getúlio, Manoel Antônio Vargas. Carlos Lacerda escreve que o presidente está deposto moralmente, “pelo sangue que fez derramar”.
➽ Dia 19: O ex-coronel João Adil de Oliveira, responsável pelo IPM, diz não ter mais dúvidas de que o crime da Toneleros foi planejado dentro do Catete. José Antônio Soares, que intermediara a contratação do pistoleiro, também é preso.
➽ Dia 20: O Alto Comando do Exército reúne-se e divulga nota sobre a gravidade da situação. Orientado por Lacerda, o vice-presidente Café Filho leva aos chefes militares a hipótese da dupla renúncia.
➽ Dia 21: Café Filho propõe ao próprio Getúlio a renúncia de ambos. O presidente diz que vai pensar no assunto. Aeronáutica e Marinha se declaram em estado de prontidão.
➽ Dia 22: Manifesto dos líderes da Aeronáutica exige a renúncia de Getúlio. Mascarenhas de Morais é enviado como mensageiro dos militares a Getúlio, que o rechaça e diz que só morto sairia do governo.
➽ Dia 23: “Só morto sairei do Catete”. A frase vira manchete do antigo Última Hora, jornal getulista. Almirantes dizem que a Marinha apoia o manifesto dos brigadeiros. Generais redigem também um manifesto, considerado um ultimato a Getúlio.
Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-getulio-var gas-se-matou.phtml
REPORTAGEM SOBRE A MORTE DE GETÚLIO:
Por que ir ao espaço?
Desafio Sinistro de Hogwarts
ACESSE O LNK ABAIXO PARA CHEGAR AO DESAFIO
JOGOS DE HISTÓRIA ROMANA
Para os próximos desafios baixar os jogos e os aplicativos a seguir na sua PlayStore:
1. O último banquete em Herculano
2. Roma Aumentada
BOMBAS ATÔMICAS
O bombardeamento das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pode ser considerado o maior atentado terrorista da história da humanidade, já que o objetivo do governo e do exército dos Estados Unidos era aterrorizar a população japonesa e, assim, evitar uma invasão ao país para por fim à guerra.
GUERRA FRIA
História da alimentação: entre dois mundos - 7° ano
As especiarias mais valiosas usadas na preparação de alimentos na Europa incluíam a pimenta, gengibre, cravo-da-índia, noz-moscada, macis, canela, açafrão, anis, zedoária e cominho. Ainda que a maioria delas fosse reservada para a mesa dos ricos, os mais pobres utilizavam pimenta sempre que podiam. A despeito de seu custo, não havia economia no uso das especiarias. Quantidades significativas eram requisitadas para banquetes reais e casamentos.
Fonte: https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1777/o-comercio-de-especiarias-e-a-era-das-grandes-nave/#google_vignette
Crie um mapa mental sobre a história do chocolate e da canela, ele deve conter: localização, rotas de comércio e informações relevantes.
(Individual - entregar ao final da aula)
Vídeos informativos para pesquisa:
Especiaria: Canela
Cacau: história do chocolate
Independências na América - 8° ano
Neste bimestre, nós estudaremos as Independências na América, a fim de conhecermos as suas principais características e sermos capazes de ampliar nosso olhar crítico sobre esses países atualmente.
Para aprofundar a sua pesquisa, selecionei alguns vídeos que irão te ajudar com o trabalho. Assista e complete as suas anotações na pesquisa.
Introdução: obrigatória para todos os grupos
Brasil
Rio da Prata- Argentina
Haiti
México
Grã-Colômbia - Colômbia
Grã-Colômbia - Venezuela
Uruguai
2. PLAYLIST DAS INDEPENDÊNCIAS
a) Montar uma playlist com músicas relacionadas às Independências da América (SOMENTE do país selecionado para o seu grupo);
b) Ouvir a música e ler a sua letra para analisar;
c) Registrar no caderno as relações entre as músicas escolhidas e as independências.
3. DISCO DE VINIL
a) Produção de uma capa de disco representando os significados presentes no trabalho de pesquisa da independência e a playlist
Obrigatório: Fazer ilustrações relacionadas ao conteúdo das músicas; criar um nome para o disco; indicar as músicas e os seus significados; inserir um QR-CODE para os expectadores acessarem a playlist do grupo.
4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Orientações para a apresentação:
1. Montar um material de apresentação somente com títulos, datas, nomes e imagens. (obs.: não é permitido usar textos nos slides)
2. Apresentar a Playlist e a Capa do Disco.
3. Explicar o conteúdo de todas as músicas.
Obs.: a) Não é permitida a leitura ou consulta de informações; b) a Nota será individual; c) Todas as músicas deverão serão explicadas sem consulta ou leitura; d) Erros ortográficos nos slides retirarão pontos.
REVISÃO: DESAFIOS DAS INDEPENDÊNCIAS
NAZISMO - O horror e a guerra
Estudar o nazismo, o fascismo alemão, é sempre fundamental para a formação do ser humano, pois mostra uma das terríveis faces da história. Caracterizado por um autoritarismo extremo, nacionalismo agressivo e supressão de oposição política, o fascismo moldou regimes e sociedades de maneiras profundas e muitas vezes devastadoras. Entender suas origens, princípios e consequências é fundamental para compreender a história contemporânea e os desafios enfrentados pela sociedade atualmente.
Em 1933 Adolf Hitler tornou-se Primeiro-Ministro da
Alemanha. Logo em seguida, os nazistas deram início a uma campanha de terror
contra seus oponentes, sendo os judeus seu alvo principal. Os israelitas foram
submetidos a humilhações públicas, vários foram arbitrariamente presos e
inúmeros outros foram despedidos de seus empregos. As medidas anti-semitas
daquele ano tiveram seu clímax no dia 1 de abril de 1933 com o boicote às
firmas e lojas cujos proprietários eram judeus. Fonte: Enciclopédia do Holocausto
"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa
"sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da
perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de
seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em
janeiro de 1933, defenderam que os alemães eram "racialmente
superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça
à auto-entitulada comunidade racial alemã.
Documentário: Sobrevivi ao holocausto
Indícios do Nazismo atualmente:
Por que tem socialismo no nome do Partido de Hitler?
ABSOLUTISMO: CONFIRA SE VOCÊ ENTENDEU
Relembre as aulas e aprofunde suas observações assistindo a seguinte animação e jogando os games sobre Absolutismo a seguir
DIREITOS HUMANOS
Prestes a completar 73 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas - ONU, tem uma história repleta de conquistas, mas de violações também. Por isso, ainda há muito o que se falar sobre os Direitos Humanos.
Os direitos humanos pertencem as diferentes posições políticas democráticas, seja esquerda ou direita, precisam ser defendidos.
VAMOS REFLETIR SOBRE ESTE IMPORTANTE DOCUMENTO DA HISTÓRIA HUMANA:
HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS
Assista ao vídeo para encontrar os artigos da Declaração Universal do Direitos Humanos:
Sobre os adolescentes:
LEITURA
"Não contavam com a minha astúcia"

Chapolin Colorado – no original, El Chapulín Colorado – nasceu em 1970, ainda no programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada, onde Roberto Gómez Bolaños apresentava quadros de humor.
Hospital de Campanha - 9° ano
Revoluções Inglesas e o Iluminismo - 8° Ano

Projeto: Cinema e Revolução
O conceito de revolução é entendido, comumente, como uma transformação radical de determinada estrutura política, social, econômica, cultural ou tecnológica, isto é, tudo o que diz respeito à vida humana. Tal conceito é fundamental para se entender os períodos históricos moderno e contemporâneo. Fonte: Brasil Escola