1

Segunda Revolução Industrial - 8° ano


 Segunda Revolução Industrial foi a segunda fase da industrialização mundial, estendendo-se por volta de 1850 a 1945. Essa segunda fase é entendida como uma continuidade e intensificação da primeira fase, sendo marcada por enormes avanços tecnológicos em diferentes áreas, como a indústria química e a indústria bélica.

5

FEUDALISMO - 6° ano

O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.


TRABALHO DE HISTÓRIA 

             Em grupos (da mesa), deve-se montar um feudo medieval no Minecraft, segue um modelo possível:

O feudo deverá conter, obrigatoriamente:
1. Manso senhorial: plantações com rotação, castelo e Igreja (Românica ou Gótica);
2. Manso de reserva: floresta e moinho
3. Manso servil: casas dos servos e as suas plantações.



Sociedade Medieval: Vamos assistir aos vídeos para montar a pirâmide social.

Cena 1:

Cena 2:

Cena 3:



Vamos montar um feudo medieval:



                    CLIQUE PARA JOGAR:

(ABRA O LINK DO SITE E ENCONTRE O JOGO)

A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhara caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano tinha favorecido um processo de ruralização das populações que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, junto com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada enquanto a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.
Fonte: http://www.brasilescola.com/historiag/feudalismo.htm

DOCUMENTÁRIO: SISTEMA FEUDAL



CLICK NA ANIMAÇÃO ABAIXO  PARA CONHECER TUDO SOBRE OS CAVALEIROS
7

Como era o Engenho de Açúcar? - 7° ano

Para extrair lucro máximo na atividade açucareira, Portugal favoreceu a criação de plantations destinadas ao cultivo de açúcar. Essas plantations consistiam em grandes expansões de terras (latifúndios) controladas por um único proprietário (senhor de engenho). Esse modelo de economia agrícola, orientado pelo interesse metropolitano, acabou impedindo a ascensão de outras atividades para fora dos interesses da economia portuguesa.
2

DITADURA MILITAR NO BRASIL - 9° ano






    Ditadura Civil Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.

0

RACISMO, AINDA EXISTE?

O racismo é um tema muito debatido nos dias atuais, não só no Brasil, mas em boa parte do mundo. Tendo em vista os inúmeros casos ocorridos em várias áreas da vida social.

4

Liberalismo e Comunismo

Resultado de imagem para adam smith e karl marx


Para compreender o capitalismo e o socialismo é preciso muito estudo, não é possível falar de ambos sem ao menos compreender, as suas características básicas. 
0

Suicídio de Getúlio Vargas

 


Vamos entender os fatos que antecederam este incidente da história do Brasil:

Agosto de 1954: Os 19 dias que mudaram o Brasil 

➽ Dia 5: Atentado da rua Toneleros: o ex-major aviador Rubens Vaz é morto e Carlos Lacerda é ferido no pé. Getúlio Vargas convoca Gregório Fortunato, chefe de sua guarda pessoal, que nega qualquer envolvimento no episódio. 

➽ Dia 6: Getúlio diz em nota oficial que irá apurar o crime e punir os culpados. Cinco mil pessoas comparecem ao enterro do major Vez. Militares realizam manifestação de protesto contra o atentado. 

➽ Dia 7: O motorista de táxi Nelson Raimundo topes depõe na polícia e diz que o suposto autor do atentado, Climério Euribes de Almeida, ex-membro da guarda palaciana, utilizou seu carro para fugir do local do crime. 

➽ Dia 8: Getúlio é informado do envolvimento de Climério, que teria recebido dinheiro de Fortunato por meio do secretário da guarda, João Vicente de Souza. O presidente dissolve sua guarda pessoal. O ministro Nero Moura informa a Getúlio que a Aeronáutica está sublevada. 

➽ Dia 9: Deputados oposicionistas – entre eles Afonso Arinos – fazem violentos discursos na Câmara e exigem a renúncia de Getúlio. Tancredo Neves, ex-ministro da Justiça, divulga nota em que diz que o presidente não deixará o governo. 

➽ Dia 10: Numa reunião do Clube da Aeronáutica a tese da renúncia ganha força. Ex-membros do Alto Comando das Forças Armadas dizem ao ministro da Guerra, Zenóbio da Costa, que recomende ao presidente para se afastar por conta própria, antes que eles o obriguem a isso. 

➽ Dia 11: Getúlio diz a Zenóbio que não aceitará Gregório depõe na polícia. A missa de sétimo dia pela morte de Vaz coincide com novos protestos civis e militares no Rio de Janeiro.

 ➽ Dia 12: Instaurado inquérito policial-militar, um IPM, para apurar o atentado. Getúlio vai a Minas Gerais para inauguração de uma siderúrgica. Lá, é recebido com festa por Juscelino Kubitschek. É seu último discurso e sua última aparição pública. 

➽ Dia 13: O pistoleiro Alcino José do Nascimento é preso. Há suspeitas de que agiu sob ordens indiretas do filho de Getúlio, Lutero Vargas. Este nega participação no crime, depõe voluntariamente no IPM e abre mão de sua imunidade parlamentar. 

➽ Dia 14: Cerca de 1.500 oficiais se reúnem no Clube Militar e exigem a renúncia de Getúlio. O secretário da guarda presidencial, João Vicente, confessa que facilitara a fuga de Alcino e de Climério orientado por Fortunato. 

➽ Dia 15: Pedida oficialmente a prisão de Gregório Fortunato. 

➽ Dia 16: Com a tropa fora de controle, o ministro da Aeronáutica, Nero Moura, pede demissão. 

➽ Dia 17: Climério é preso e com ele são encontrados 35 mil cruzeiros, em cédulas da mesma série de notas encontradas com Fortunato e Alcino. 

➽ Dia 18: Encontrados no arquivo de Fortunato papéis que o ligam a negócios suspeitos com o filho de Getúlio, Manoel Antônio Vargas. Carlos Lacerda escreve que o presidente está deposto moralmente, “pelo sangue que fez derramar”. 

➽ Dia 19: O ex-coronel João Adil de Oliveira, responsável pelo IPM, diz não ter mais dúvidas de que o crime da Toneleros foi planejado dentro do Catete. José Antônio Soares, que intermediara a contratação do pistoleiro, também é preso. 

➽ Dia 20: O Alto Comando do Exército reúne-se e divulga nota sobre a gravidade da situação. Orientado por Lacerda, o vice-presidente Café Filho leva aos chefes militares a hipótese da dupla renúncia.

➽ Dia 21: Café Filho propõe ao próprio Getúlio a renúncia de ambos. O presidente diz que vai pensar no assunto. Aeronáutica e Marinha se declaram em estado de prontidão. 

➽ Dia 22: Manifesto dos líderes da Aeronáutica exige a renúncia de Getúlio. Mascarenhas de Morais é enviado como mensageiro dos militares a Getúlio, que o rechaça e diz que só morto sairia do governo. 

➽ Dia 23: “Só morto sairei do Catete”. A frase vira manchete do antigo Última Hora, jornal getulista. Almirantes dizem que a Marinha apoia o manifesto dos brigadeiros. Generais redigem também um manifesto, considerado um ultimato a Getúlio. 

Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-getulio-var gas-se-matou.phtml


REPORTAGEM SOBRE A MORTE DE GETÚLIO:


ATIVIDADE DOS PRESIDENTES

0

ROCK E DITADURA MILITAR

 


O rock nacional dos anos 1980 foi o canal de expressão da juventude que cresceu nos anos 1970 durante a ditadura militar. “O rock exerceu esse papel da mesma forma que a MPB foi o canal de expressão da juventude mais politizada dos anos 1960”, aponta o historiador Daniel Cantinelli Sevillano. 

0

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO


    Um dos temas mais importantes do nosso ano é o da Escravidão, tendo em vista os recorrentes casos de racismo, discriminação e mesmo de escravização contemporânea. 
1

GUERRA DO PARAGUAI


"A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi reflexo da consolidação das nações da Bacia Platina (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) e resultou em enorme destruição e grande saldo de mortos. Conflito de maior duração e proporção de toda a história da América do Sul, a Guerra do Paraguai foi um grande divisor de águas para todos os países envolvidos."  

                   Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerra-paraguai.htm 



    Trata-se de uma das passagens mais celebradas pela marinha brasileira, sobre o seu papel nos dias atuais. A marinha tem grande orgulho das vitórias na Guerra do Paraguai:


Vamos verificar isso de um jeito diferente:





3

PERÍODO COLONIAL - ATIVIDADE

 COMO ERA A VIDA NO PERÍODO COLONIAL?
0

Máscaras - 7º Ano

Máscara Africanas Fang, Gabão, Guiné e República dos Camarões.
As máscaras são usadas pelos seres humanos desde a antiguidade, como no teatro grego, por exemplo.
0

TECNOLOGIA NA GUERRA FRIA - 9° ANO

 


Neste bimestre, estamos estudando a Guerra Fria, um período cheio de conflitos e de guerras. Contudo, também é um momento de inúmeros avanços tecnológicos para o Brasil e o mundo.

6

POMPÉIA: VIDA NA ROMA ANTIGA

Nesta postagem você vai aprender mais sobre o cotidiano dos romanos que estamos estudando neste bimestre. Para começar você verá um vídeo sobre as casas romanas, para em seguida conhecer algumas construções e realizar a sua produção no trabalho final.
0

Fotografia e Segundo Reinado - 8° ano

    Dom Pedro II foi um entusiasta da fotografia, seja como mecenas seja colecionador. Foi o primeiro brasileiro a possuir um daguerreótipo, e, provavelmente, o primeiro fotógrafo nascido no Brasil. 
0

SINISTRUS 4

Estranhos acontecimentos tem tomado os noticiários em todo o mundo, desaparecimentos e assassinatos têm deixado as autoridades e a população apavorados, pois os crimes parecem não ter solução.

0

Museu: Tecnologias Romanas

Roma Antiga foi um dos povos mais inovadores da Antiguidade. Criaram aquedutos, estradas pavimentadas, aquecimento de casas, sistemas de escrita, moedas, catapultas e instrumentos agrícolas que influenciaram até hoje. 
0

OPERAÇÃO ARAMAR - 9° ANO

    Neste bimestre, realizaremos uma investigação sobre um atentado em ARAMAR, o seu grupo passará por inúmeras tarefas para cumprir a sua missão, se os criminosos tiverem sucesso toda a nossa região sofrerá.
0

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

Conheça um pouco mais sobre a independência do Brasil com os vídeos a seguir:

Vídeo 1: Quadro






Vídeo 2: Independência




Vídeo 3: Primeiro Reinado







0

Quem são os nobres brasileiros?

A nobreza tem uma história muito antiga e ganhou muito destaque na Idade Média, mas você sabia que o Brasil ainda tem nobres? Vamos conhecê-los... 
0

MERCANTILISMO E REINOS AFRICANOS

 


Você sabe o que foi o mercantilismo? Vamos conhecer um pouco mais sobre ele, nesta atividade.

0

Por que ir ao espaço?

 


A corrida espacial foi um dos capítulos mais conhecidos da Guerra Fria, aconteceu entre 1957 e 1975 e foi travada entre Estados Unidos e União Soviética. A corrida espacial foi responsável por mobilizar altas quantias de dinheiro com o intuito de promover a exploração do espaço.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-corrida-espacial
0

Desafio Sinistro de Hogwarts

 


ACESSE O LNK ABAIXO PARA CHEGAR AO DESAFIO


DESAFIO


JOGO DE TABULEIRO: PÓLIS



JOGOS DE HISTÓRIA ROMANA


ROMA


FORCA DE ROMA



LINHA DO TEMPO


TABULEIRO ANTIGO


Para os próximos desafios baixar os jogos e os aplicativos a seguir na sua PlayStore:


1. O último banquete em Herculano


2. Roma Aumentada




0

BOMBAS ATÔMICAS


O bombardeamento das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pode ser considerado o maior atentado terrorista da história da humanidade, já que o objetivo do governo e do exército dos Estados Unidos era aterrorizar a população japonesa e, assim, evitar uma invasão ao país para por fim à guerra.

O primeiro teste do Projeto Manhattan realizado com sucesso ocorreu no dia 16 de julho, no deserto de Alamogordo, no estado do Novo México, quando uma bomba de plutônio foi explodida.
No mesmo mês, o Imperador japonês Hirohito recusou a rendição proposta pelos EUA. A decisão tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Henry Truman, foi utilizar a bomba atômica para evitar a invasão ao Japão, o que causaria, segundo estimativas, a morte de um milhão de pessoas. Em 06 de agosto de 1945, um bombardeiro B-29, apelidado de Enola Gay, despejou uma bomba de urânio (ironicamente chamada de “little boy”) sobre a cidade de Hiroshima, que explodiu a 570 metros do solo. Formou-se uma imensa bola de fogo no céu com uma temperatura de 300 mil graus Celsius, gerando uma imensa nuvem de fumaça na forma de cogumelo, que alcançou mais de 18 km de altura. Estimativas indicam que mais de 140 mil pessoas tenham morrido.
Fonte: http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/hiroshima-e-nagasaki-bombas-e-terror.htm

Veja os vídeos:





CHEGADA DE D. JOÃO AO BRASIL

A vinda da família real portuguesa para o Brasil se deu no ano de 1808, após a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte a Portugal.
7

DESAFIO 1: JESUSCRAFT

 



ANTES DE COMEÇAR OS DESAFIOS, PRECISAMOS ENTENDER COMO OS SERES HUMANOS SOBREVIVERAM, AO LONGO DO TEMPO.
0

GUERRA FRIA



A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991)  é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. 
0

CRISE DOS MÍSSEIS

 

Ao longo da história, eventos diplomáticos sempre foram comuns em nosso mundo, estes podem evitar e iniciar conflitos e guerras com as mais diferentes motivações. Portanto, a sua compreensão é fundamental para desenvolvermos o entendimento do mundo atual e as suas dinâmicas geopolíticas.
0

Primeiras Civilizações - 6° ano

 


Neste bimestre, estamos estudando o surgimento das primeiras civilizações e, a sua responsabilidade, será descobrir quem são elas e como surgiram.
1

Segunda Guerra Mundial

Assista o vídeo e veja os conteúdos estudados em aula sobre o Período Entre Guerras e a Segunda Guerra Mundial
3

Aromas históricos - 6° ano


  Você já lembrou de uma pessoa, um lugar ou uma situação através de um cheiro, ou aroma? Quem sabe o perfume da sua mãe, ou a feijoada dos seus avós...

0

História da alimentação: entre dois mundos - 7° ano

    As especiarias mais valiosas usadas na preparação de alimentos na Europa incluíam a pimenta, gengibre, cravo-da-índia, noz-moscada, macis, canela, açafrão, anis, zedoária e cominho. Ainda que a maioria delas fosse reservada para a mesa dos ricos, os mais pobres utilizavam pimenta sempre que podiam. A despeito de seu custo, não havia economia no uso das especiarias. Quantidades significativas eram requisitadas para banquetes reais e casamentos.

Fonte: https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-1777/o-comercio-de-especiarias-e-a-era-das-grandes-nave/#google_vignette 


Crie um mapa mental sobre a história do chocolate e da canela, ele deve conter: localização, rotas de comércio e informações relevantes.

(Individual - entregar ao final da aula)


Vídeos informativos para pesquisa:

Especiaria: Canela


Cacau: história do chocolate





3

SINISTRUS: EPISÓDIO 3

 


Estranhos acontecimentos tem tomado os noticiários em todo o mundo, desaparecimentos e assassinatos têm deixado as autoridades e a população apavorados, pois os crimes parecem não ter solução.

0

Independências na América - 8° ano


Neste bimestre, nós estudaremos as Independências na América, a fim de conhecermos as suas principais características e sermos capazes de ampliar nosso olhar crítico sobre esses países atualmente.


Para aprofundar a sua pesquisa, selecionei alguns vídeos que irão te ajudar com o trabalho. Assista e complete as suas anotações na pesquisa.


Introdução: obrigatória para todos os grupos




Brasil


Rio da Prata- Argentina


Haiti


México


Grã-Colômbia - Colômbia


Grã-Colômbia - Venezuela


Uruguai


2. PLAYLIST DAS INDEPENDÊNCIAS

a) Montar uma playlist com músicas relacionadas às Independências da América (SOMENTE do país selecionado para o seu grupo);

b) Ouvir a música e ler a sua letra para analisar;

c) Registrar no caderno as relações entre as músicas escolhidas e as independências.


3. DISCO DE VINIL

a) Produção de uma capa de disco representando os significados presentes no trabalho de pesquisa da independência e a playlist

Obrigatório: Fazer ilustrações relacionadas ao conteúdo das músicas; criar um nome para o disco; indicar as músicas e os seus significados; inserir um QR-CODE para os expectadores acessarem a playlist do grupo.


4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Orientações para a apresentação:

1. Montar um material de apresentação somente com títulos, datas, nomes e imagens. (obs.: não é permitido usar textos nos slides)

2. Apresentar a Playlist e a Capa do Disco.

3. Explicar o conteúdo de todas as músicas.

Obs.: a) Não é permitida a leitura ou consulta de informações; b) a Nota será individual; c) Todas as músicas deverão serão explicadas sem consulta ou leitura; d) Erros ortográficos nos slides retirarão pontos.


REVISÃO: DESAFIOS DAS INDEPENDÊNCIAS


JOGO 1


JOGO 2


JOGO 3


JOGO 4


0

NAZISMO - O horror e a guerra

ovem, que supostamente manteve relações proibidas pelos nazistas com uma judia, é levado pelas ruas para ser publicamente humilhado. Cercado por policiais alemães, ele carrega um cartaz que diz: "Sou um poluídor da raça [ariana]". Tais tipos de eventos foram friamente calculados, não só como forma de punir os "ofensores" mas principalmente para que as pessoas que não concordassem com a teoria racial nazista se sentissem inibidas. Norden, Alemanha. julho de 1935. Fonte: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-era-nazi-racial-ideology 

Estudar o nazismo, o fascismo alemão, é sempre fundamental para a formação do ser humano, pois mostra uma das terríveis faces da história. Caracterizado por um autoritarismo extremo, nacionalismo agressivo e supressão de oposição política, o fascismo moldou regimes e sociedades de maneiras profundas e muitas vezes devastadoras. Entender suas origens, princípios e consequências é fundamental para compreender a história contemporânea e os desafios enfrentados pela sociedade atualmente.


Em 1933 Adolf Hitler tornou-se Primeiro-Ministro da Alemanha. Logo em seguida, os nazistas deram início a uma campanha de terror contra seus oponentes, sendo os judeus seu alvo principal. Os israelitas foram submetidos a humilhações públicas, vários foram arbitrariamente presos e inúmeros outros foram despedidos de seus empregos. As medidas anti-semitas daquele ano tiveram seu clímax no dia 1 de abril de 1933 com o boicote às firmas e lojas cujos proprietários eram judeus. Fonte: Enciclopédia do Holocausto

 

O QUE FOI O HOLOCAUSTO?

"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, defenderam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à auto-entitulada comunidade racial alemã.

Cartaz de propaganda nazista adverte os alemães sobre os perigos dos "subumanos" do leste europeu. Alemanha, data incerta. Fonte: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-era-nazi-racial-ideology

Documentário: Sobrevivi ao holocausto



Indícios do Nazismo atualmente:



Por que tem socialismo no nome do Partido de Hitler?

“Eu vou tirar o socialismo dos socialistas”, disse o ditador Adolf Hitler, fundador e ideólogo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, abreviado por seus seguidores como Nazi. Condutor de um dos regimes fascistas mais sanguinários da história, Hitler e o nazismo provocaram a deflagração da Segunda Guerra Mundial (70 milhões de mortos) e do Holocausto (6 milhões de judeus assassinados), duas das maiores tragédias da humanidade.
E isso não poderia ser mais óbvio, disseram ao desinformado governo alemão: o nome do partido — “Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei”, ou, em bom português, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães — era a prova indiscutível. Hitler e seus correligionários se autodeclaravam socialistas, ora bolas! Era, para eles, um apagamento dos crimes cometidos pela esquerda.

A melhor resposta aos críticos brasileiros foi encontrada pelo escritor Samir Machado, ao divulgar entrevista de Hitler em 1923 ao jornal britânico The Guardian . Nela, Hitler destila seu ódio contra a esquerda, colocando toda a culpa da falência alemã da República de Weimar no bolchevismo implantado em sua nação. O repórter George Sylvester Viereck pergunta a Hitler: “Por que você se define como um nacional-socialista se o programa de seu partido é a própria antítese do que é comumente associado ao socialismo?”.

“Socialismo”, Hitler responde belicosamente, baixando sua xícara de chá, “é a ciência de lidar com o bem comum. Comunismo não é o socialismo. Marxismo não é socialismo. Os marxistas roubaram o termo e confundiram seu significado. Eu retirarei o socialismo dos socialistas. O socialismo é uma instituição alemã, do arianismo antigo. Nossos ancestrais alemães possuíam certas terras em comum. Cultivavam a ideia do bem comum. O marxismo não tem o direito de se disfarçar de socialismo. O socialismo, ao contrário do marxismo, não repudia a propriedade privada. Ao contrário do marxismo, não envolve a negação da personalidade; em vez de marxista, ele é patriótico. Nós poderíamos ter nos chamado de Partido Liberal. Nós decidimos nos chamar de Nacional Socialistas.” Fonte: https://oglobo.globo.com/epoca/artigo-como-hitler-desmente-os-comentaristas-da-internet-23080252 

Museu do Holocausto de Curitiba

Museu do Holocausto em Israel

3

ABSOLUTISMO: CONFIRA SE VOCÊ ENTENDEU

Nas aulas sobre Absolutismo deste bimestre vimos ideias, pinturas e filmes sobre o assunto, agora você deve ser capaz de reconhecer os poderes absolutos do rei em seus mais diferentes aspectos. Lembre-se sempre que a colonização da América está sendo realizada com o Absolutismo como sistema político e o Mercantilismo como sistema econômico.
OBSERVE O ESQUEMA A SEGUIR:
VEJA COMO ERA O ABSOLUTISMO DE HENRIQUE VIII


Relembre as aulas e aprofunde suas observações assistindo a seguinte animação e jogando os games sobre Absolutismo a seguir


No jogo a seguir você encontrará vários pensadores absolutistas e suas ideias, isso irá ajudar você a entender melhor o que é o Absolutismo.


Desafio


0

DIREITOS HUMANOS

Prestes a completar 73 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas - ONU, tem uma história repleta de conquistas, mas de violações também. Por isso, ainda há muito o que se falar sobre os Direitos Humanos.


Os direitos humanos pertencem as diferentes posições políticas democráticas, seja esquerda ou direita, precisam ser defendidos.

Esquerda X Direita


VAMOS REFLETIR SOBRE ESTE IMPORTANTE DOCUMENTO DA HISTÓRIA HUMANA:


HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS



Assista ao vídeo para encontrar os artigos da Declaração Universal do Direitos Humanos:


Sobre os adolescentes:



LEITURA

DIREITOS HUMANOS

18

"Não contavam com a minha astúcia"


Chapolin Colorado – no original, El Chapulín Colorado – nasceu em 1970, ainda no programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada, onde Roberto Gómez Bolaños apresentava quadros de humor.