Matemática e História: o que você acha?


A base da revolução matemática exercida pela civilização Grega partiu de uma idéia muito simples. Enquanto Egípcios e Babilônicos perguntavam: “como”? os filósofos gregos passaram a indagar: “por quê”? Assim, a matemática que até este momento era, essencialmente, prática, passou a ter seu desenvolvimento voltado para conceituação, teoremas e axiomas.

A matemática, através da história, não pode ser separada da astronomia. Foram as necessidades relacionadas com a irrigação, agricultura e com a navegação que concederam à astronomia o primeiro lugar nas ciências, determinando o rumo da matemática.

Dois fatores estimularam e facilitaram o grande desenvolvimento da ciência e da matemática pelos filósofos gregos: a substituição da escrita grosseira do antigo oriente por um alfabeto fácil de aprender e a introdução da moeda cunhada, o que estimulou ainda mais o comércio.

A matemática moderna teve origem no racionalismo jônico, e teve como principal estimulador Tales de Mileto, considerado o pai da matemática moderna. Este racionalismo objetivou o estudo de quatro pontos fundamentais: compreensão do lugar do homem no universo conforme um esquema racional, encontrar a ordem no caos, ordenar as idéias em seqüências lógicas e obtenção de princípios fundamentais. Estes pontos partiram da observação que os povos orientais tinham deixado de fazer todo o processo de racionalização de sua matemática, contentando-se, tão somente, com sua aplicação.

Neste período começam a surgir as primeiras divisões nas ciências. Na Grécia surgem dois grupos distintos de filósofos: os Sofistas e os Pitagóricos, os quais passam a analisar as ciências de dois modos diferentes.

            Os Sofistas abordavam os problemas de natureza matemática como uma investigação filosófica do mundo natural e moral, desenvolvendo uma matemática mais voltada à compreensão do que à utilidade. É o começo da abstração matemática, em detrimento da matemática essencialmente prática.

Os Pitagóricos, sociedade secreta criada por Pitágoras de Samos, enfatizavam o estudo dos elementos imutáveis da natureza e da sociedade. O chefe desta sociedade foi Arquitas de Tarento. Os Pitagóricos estudavam o quadrivium (geometria, aritmética, astronomia e música). Sua filosofia pode ser resumida na expressão “tudo é número”, com a qual diziam que tudo na natureza pode ser expresso por meio dos números. Pitágoras dizia que: “tudo na natureza está arranjado conforme as formas e os números”. Aos Pitagóricos (Pitágoras, principalmente) podemos creditar duas descobertas importantes: o conceito de número irracional por meio de segmentos de retas incomensuráveis e a axiomatização das relações entre os lados de um triângulo retângulo (teorema de Pitágoras), que já era conhecido por babilônicos e egípcios.

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            Da matemática da antiguidade, fundamental a nós hoje, podemos citar: processos de contagem, numeração, trigonometria, astronomia, geometria plana e volumes de corpos sólidos, sistema sexagesimal, equações quadráticas e bi-quadráticas, relações métricas nos triângulos retângulos, seções cônicas e o método de exaustão, que foi o germe do cálculo integral.

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9 Comments:

G disse...

Legal. Não acredito que Mat e Hist estão juntas.
Gostei

Gustavo de Sousa Moraes.

lucas disse...

matemática e história são matérias legais,juntas mais ainda.Achei muito interessante.


lucas 5A centro

Rayssa disse...

Professor, eu postei três vezes o mesmo comentário e não foi, o que eu faço? rayssa moura - 5ª A centro

Anônimo disse...

Olá professor, tudo bem? Espero que sim, aqui quem fala é a Rayssa da 5ª série -A - Objetivo Centro
Eu achei muito interessante e concordo que a pergunta "por quê?" é mais importante um pouco do que "como?", este sendo importante também, achei muito legal estudarmos a matemática com história que são duas matérias úteis e importantes. Gostei muito! Rayssa

vitor disse...

historia e matematica sao minhas materia favorita imagine as duas juntas é muito daora

professor Ailton disse...

RAYSSA PODE POSTAR QUANTAS VEZES DESEJAR!
PUBLICO ASSIM QUE EU VER OS COMENTÁRIOS!
ABRAÇO

Anônimo disse...

oi tudo bom?espero que sim.;...
Adorei a sua maneia entao pode dar sempre que sempre quiser vou ler,jogar,aprender mais do que eu aprendo na aula....Carolina 5ªa objetivo centro.

Cauana disse...

achei muito legall
parabens pelo blog

Isabela bovo disse...

Achei interesante!!!

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