Qual a relação entre o Chapolin e o Renascimento?

     Como todos sabemos, Chespirito gosta muito dos grandes clássicos da Literatura Universal, dos grandes clássicos do cinema e de biografias dos grandes vultos da história do mundo.
    Esse episódio é bastante divertido e curiosamente, no Brasil, possui duas dublagens. A primeira e mais clássica é a mais exibida; já a segunda o Brasil só viu uma vez, quando o SBT exibiu um especial intitulado ‘Quinta-Comédia’ no dia 20 de agosto de 1998.
    Conta a história de um pintor que tem seus dois quadros principais estragados pela empregada, que achou que eram manchas horríveis de tinta e decidiu passar um pano para removê-las.
     Um desses quadros deveria ser entregue ao General Vivar naquele dia, senão ele seria fuzilado. Chama o Chapolin para ajudá-lo e o mesmo começa a contar-lhe a história de Leonardo da Vinci, que tinha um problema idêntico ao dele, pois sua empregada destruiu o quadro do mecenas Lorenzo de Médici, que deveria ser entregue naquele dia.
     A conselho da própria empregada, ele pega a sua mais conhecida obra-prima, que ainda estava em confecção (faltava o rosto) – o famosíssimo quadro da Mona Lisa – e começa a pintar o rosto de Médici. Leonardo entrega-lhe e diz que não sabe por que, mas tem a impressão de haver posto a perder sua obra-prima. A história termina.
     O pintor diz ao Chapolin que esta solução não lhe serve. Primeiro, porque ele não possui um quadro ao qual falte apenas o rosto e depois, não seria capaz de pintar um quadro em poucos minutos, como fez Leonardo.
     O General Vivar chega e exige o retrato. Chapolin entrega-lhe o retrato do pai do pintor. O mesmo se desespera e diz que aquele não é o retrato do General. Chapolin diz que é idêntico ao General. O pintor pergunta onde está a semelhança. E Chapolin vira o quadro de ponta-cabeça mostrando a real semelhança com o General. Termina o episódio com a famosíssima frase: ‘Não contavam com minha astúcia’.
Fonte: http://www.sambariocarnaval.com/colunasturmach/valette05.html

     Chespirito tentou ilustrar um ambiente renascentista fazendo inclusive várias citações ao período durante o episódio, vários elementos podem ser percebidos como tentativas de retratar este momento histórico como, por exemplo, o mecenas Lorenzo de Médici interpretado pelo ator Edgar Vivar, o cenário repleto de quadros, a Monalisa, além de aspectos da própria trajetória de Leonardo Da Vinci como inventor.

Assista ao episódio agora mesmo:

Episódio: O pintor
Roberto Bolaños: Leonardo da Vinci / Chapolin
Florinda Meza: A empregada
Rubén Aguirre: O pintor
Edgar Vivar: Lorenzo de Médici / General Vivar

Parte 1: O Pintor



Parte 2: O Pintor



     Agora comente as suas impressões sobre o episódio e sua relação com o período renascentista de Leonardo Da Vinci:

1 Comments:

gutoo c. disse...

Nao contavam com minha astúcia!

Postar um comentário