9

CORINTHIANS MINHA HISTÓRIA...

Time de muitas histórias, grande parte delas se confundem com os períodos da História do Brasil, desde a sua fundação o Corinthians revela muita da cultura e da sociedade brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.. Leia abaixo a síntese da história oficial do clube, retirada do site oficial:
     Era 1º de setembro de 1910 e cinco operários - Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia - se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians Paulista" após assistirem a uma partida de uma equipe de futebol da Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que já no primeiro momento afirmou: "o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".
     Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou. Na verdade, apenas uma semana. Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma platéia entusiasmada que garantiu: "este veio para ficar".
     De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea. No ano de 1913, o Corinthians pleiteou uma vaga junto à Liga Paulista de Futebol e foi aceito, tornando-se assim o quarto dos chamados "três mosqueteiros" (os outros eram Americano, Germânia e Internacional), daí a origem do mascote corinthiano.
     Grandes craques passaram pelo Corinthians em sua história centenária. Nomes como Neco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gilmar, Rivellino, Sócrates, Biro-Biro, Ronaldo, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, entre outros, são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela Fiel Torcida.

CLIQUE E FAÇA UMA VISITA VIRTUAL AO 





Saxofone - Hino Do Corinthians Mp3
Mp3-Codes.com
1

AS GRANDES NAVEGAÇÕES NOS FILMES

Esta postagem traz dois vídeos e uma animação sobre a Expansão Marítima para você estudar para as provas e compreender melhor o assunto, assista os filmes a seguir e comente quais características das Grandes Navegações aparecem neles.
5

HQ 300 de Esparta para você

300 de Esparta conta a história dos honrados guerreiros espartanos que, com uma pequena coalizão de apenas trezentos homens e alguns aliados liderados pelo rei Leônidas, conseguiram resistir por três longos dias uma invasão de centenas de milhares de Persas sob o comando do tirano rei Xerxes, travando no Desfiladeiro das Termopilas uma das mais sangrentas e heróicas batalhas da história da humanidade.

Clique aqui para saber mais sobre esta história nos quadrinhos e no cinema.

Para saber mais sobre mitologia veja o vídeo  abaixo:




     Sobre o autor dos quadrinhos que viraram filme Frank Miller é preciso dizer que ele nasceu em Olmie, Maryland (EUA), em 27 de janeiro de 1957, e começou a desenhar ainda muito jovem, colaborando para vários fanzines. Seus primeiros trabalhos foram publicados (mas não creditados) na revista Twilight Zone, da extinta editora Gold Key.
    Depois, começou a trabalhar como colaborador para várias editoras, como a DC e a Marvel. Nesta última, ele desenhou os números 27 e 28 da revista Peter Parker, o que chamou a atenção dos editores e fez com que fosse contratado como desenhista da revista Daredevil (Demolidor) a partir do número 158, em 1979. Dez edições depois, Miller começou também a escrever o título, criando personagens inesquecíveis como a ninja Elektra. Em 1982, desenhou a mini-série Wolverine, escrita por Chris Claremont.
     Em 1983 ele passou a trabalhar com a DC, onde escreveu e desenhou a mini-série Ronin. Ele voltou para a Marvel em 1986, quando escreveu a graphic novel Demolidor: Amor e Guerra e a mini-série Elektra Assassina (belamente pintadas por Bill Sienkiewicz), e aquela que é considerada a melhor história do Demolidor, "A Queda de Murdock", desenhada pelo talentoso David Mazzucchelli. Ainda neste mesmo ano, a DC lançou Batman - O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por ele, uma das séries mais premiadas e cultuadas de todos os tempos. Em 1987, ele escreveu outro marco na carreira do Homem-Morcego na história Batman: Ano Um (desenhada por Mazzucchelli), que reconta de maneira espetacular a origem do personagem de acordo com o que havia sido mostrado em O Cavaleiro das Trevas. Miller já recebeu vários prêmios dos quadrinhos e segue hoje como uma referência para desenhistas e roteiristas.

VOCÊ GOSTARIA DE BAIXAR OS QUADRINHOS DE "300 DE ESPARTA" ENTÃO CLIQUE NO LINK ABAIXO AGORA MESMO:


     DEPOIS DE SABER TUDO ISSO SOBRE MITOLOGIA E ESPARTA É HORA DE JOGAR UM POUCO SOBRE OS GRANDES GUERREIROS DA HISTÓRIA, CONTUDO, VOCÊ DEVE PRESTAR ATENÇÃO AOS ERROS HISTÓRICOS PRESENTES NO JOGO E POSTAR SEU COMENTÁRIO PARA DISCUTIRMOS JUNTOS.



4

Perseu e a Medusa nos Cavaleiros do Zodiaco

           O oráculo anunciou a Acrísio que um dia seu neto lhe tiraria o trono e a vida. Assustado, Acrísio encerrou sua filha, Dânae, numa torre de bronze, para isolá-la do mundo e impedir que ela arranjasse esposo.
            No entanto, Zeus se transformou e chuva de ouro entrou na torre e fez Dânae tornar-se mãe de um menino, Perseu. Assim que seu neto nasceu, Acrísio colocou-o num barco junto com a mãe, deixando os dois à mercê das ondas. Os ventos empurraram a embarcação para os lados da ilha de Serifo, uma da Cíclades, onde o rei Polidectes os recolheu.
            Polidectes simpatizou com Dânae e cuidou de seu filho, educando-o até a adolescência. Depois achou melhor afasta-lo, pois queria o caminho livre para conquistar Dânae. Ordenou-lhe então que fosse combater as terríveis Górgonas e lhe trouxesse a cabeça da Medusa, a mais monstruosa das três.

I. A Górgona Medusa

            As Górgonas devastavam os campos e aterrorizavam os viajantes que perdiam o rumo e acabavam passando por suas terras. A tarefa de Perseu era difícil. Prevenido, desde o início ele tratou de pedir a proteção dos deuses que costumavam socorrer os heróis. Atena lhe deu seu escudo e seu espelho, Hades lhe ofereceu um capacete que tornava invisível e Hermes lhe emprestou suas sandálias aladas. O filho de Dânae partiu então para a região em que moravam as Górgonas.
            Chegando à caverna em que elas descansavam, logo ele reconheceu a Medusa, cuja cabeleira era formada por um amontoado de serpentes entrelaçadas. Naquela hora, as serpentes estavam todas dormindo, caídas em sua testa horrorosa. A Medusa tinha o poder de transformar em pedra quem a encarasse. Perseu não se intimidou. Aproximou-se andando de costas, usando o espelho de Atena para se orientar, pois caso a Górgona acordasse não o olharia de frente. Com um golpe de espada, o herói decapitou a criatura monstruosa. Do sangue que escorria, surgiu um cavalo de asas. Era Pégaso. Perseu pós a cabeça da Medusa num saco e, montado em Pégaso, se foi pelos ares, fugindo das duas outras irmãs, que tinham acordado e estavam prontas para se vingar.
“As mais belas lendas da Mitologia. Martins Fontes” / tradução Mônica Stabel.. São Paulo, 2006. p. 207 – 208.
QUESTÕES:

1.   Procure no dicionário, as palavras desconhecidas.
2.   Encontre no texto o nome dos personagens.
3.   Quais deuses participam do mito acima?
4.   Os deuses oferecem presentes a Perseu, quais são eles?
5.   Qual motivo levou Perseu a matar a Medusa?
6.  Mitos são narrativas fantásticas utilizadas para explicar e ordenar o mundo. De que forma este mito grego reflete esta ideia?


Agora assista ao desenho dos Cavaleiros do Zodiaco em que o mito de Perseu e a Medusa estão presentes:





6

Jogo do Renascimento


O Jogo do Renascimento ajudará você a memorizar as pinturas dos grandes nomes da Renascença. Na barra embaixo da tela irá aparecer o título do quadro e você deverá tocar no nome do pintor que estará sobrevoando sua cabeça, mas cuidado com os perigos...


Antes de começar o estudo leia este breve resumo sobre os pintores do Renascimento e sua principais obras:




Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
 
Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.

Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.

Quentin Metsys - (1466-1530) - pintor flamengo, renascença norte européia, abordou criticamente a sociedade burguesa do período. Obras: Os cambistas, O Casamento Desigual, o Casal Desigual entre outras...

Jogue agora e comente os resultados depois:



0

DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA

Durante muito tempo, a soberania política foi uma meta inatingível para muitos dos povos localizados na África e na Ásia. 
0

MODA NO BRASIL IMPERIAL

A moda pode ser um grande fonte de pesquisa para os historiadores, pois roupas e acessórios indicam costumes e hábitos culturais, bem como fornecer detalhes da estrutura social e política de um povo em uma determinada época.

5

GAMES E HISTÓRIA: GOD OF WAR

Na pele do destemido Kratos, um poderoso guerreiro espartano determinado em destruir Ares, o Deus da Guerra, o jogador deve caçar as mais famosas - e maiores - criaturas da História. Armado com as temíveis Lâminas do Caos (duas lâminas flamejantes atadas ao seu corpo através de duas longas correntes) e várias dádivas dos deuses, o impiedoso Kratos não deixará que nada nem ninguém se coloque no seu caminho.
Com o desenrolar do enredo épico e dramático, Kratos irá defrontar infames monstros míticos como minotauros, centauros, sereias e górgones.
     Para além disso, Kratos também receberá oferendas dos deuses, técnicas mágicas que são essenciais para derrotar alguns dos inimigos mais poderosos. Equilibra as hipóteses para o teu lado com o etéreo Exército de Hades, electrocuta todos os inimigos circundantes com a Ira de Poseidon ou transforma os adversários em pedra com o Olhar da Medusa...

O NASCIMENTO DE ZEUS


     Os Games Históricos são cada vez mais comuns e God of War, criado em 2005, parece ser o expoente da juventude por envolver um gráfico de alta definição com mitologia grega. Durante vários momentos, o jogo é interrompido por vídeos que contextualizam o jogador sobre os mitos de deuses, heróis e monstros da Grécia Antiga, são narrativas fantásticas como o Nascimento de Zeus ou a própria história de Prometeu que você pode ver nesta postagem e comentar. 

KRATOS E PROMETEU


     Antes de postar o seu comentário será necessário refletir sobre como o produtor de God of War estabeleceu vinculos entre o enredo de seu jogo e a mitologia grega, ou seja, gostaria de saber o que você acha do uso feito desta mitologia pelo criador do game:

JOGUE AGORA MESMO O JOGO: 
GOD OF WAR

OU

ROMANIUS

0

Mitologia nos Desenhos Animados

A arte de desenhar acompanha o ser humano desde a pré-história quando o homo sapiens sapiens fazia as pinturas rupestres nas paredes das cavernas, trata-se de um forma de exteriorizar sua subjetividade e ao mesmo tempo dar forma simbólica à realidade que o cerca.

0

Renascimento Científico

Durante o Renascimento, observamos que a troca de conhecimento não possibilitou somente o desenvolvimento de novas formas de arte. 
10

REVISÃO PARA AS PROVAS

SE VOCÊ É ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL II (QUINTA E SEXTA SÉRIE),
FAÇA UMA REVISÃO PARA AS PROVAS DO SEGUNDO BIMESTRE COM OS JOGOS ABAIXO:
0

REGIMES TOTALITÁRIOS

O totalitarismo é uma experiência política que se refere a alguns tipo de governo estabelecidos na Europa do pós-Primeira Guerra. O termo foi primeiramente cunhado pelo filósofo Giovanni Amendola, que definiu o regime totalitário enquanto auge de um processo onde um indivíduo ou partido político passa a controlar o Estado.
0

CAÇADORES DE NAZISTAS

Esta postagem vai ajudá-lo a entender melhor o nazismo e sua atividade no período da Segunda Guerra Mundial, veja o documentário "Caçadores de Nazistas" e conheça alguns dos mais procurados criminosos de guerra do mundo. Após veja o vídeo feito para mostrar as crianças de Hitler na Alemanha.


0

TRABALHO E OLIVER TWIST

"Chama a atenção o contexto social no qual se insere “Oliver Twist”. Sendo escrito em 1837, Dickens tinha à sua disposição um público formado pela revolução industrial. Naquela época, Londres já possuía mais de 1,5 milhão de habitantes,
0

Quadrinhos sobre a República do Brasil

O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro. (Fonte sua pesquisa)


O link abaixo contém a História da República em Quadrinhos
0

XADREZ, VAMOS PRATICAR?


As peças no jogo antecessor ao xadrez eram muito limitadas em seus movimentos: o elefante (o antecessor do moderno bispo) somente podia mover-se em saltos por duas casas nas diagonais, o vizir (o antecessor da dama) somente uma casa nas diagonais, os peões não podiam andar duas casas em seu primeiro movimento e não existia ainda o roque. Os peões somente podiam ser promovidos a vizir que era a peça mais fraca, depois do peão, em razão da sua limitada mobilidade.
Por volta do ano de 1200, as regras do xadrez começaram a sofrer modificações na Europa e aproximadamente em 1475, deram origem ao jogo assim como o conhecemos nos dias de hoje. As regras modernas foram adotadas primeiramente na Itália (ou, segundo outras fontes, na Espanha): os peões adquiriram a capacidade de mover-se por duas casas no seu primeiro movimento e de tomar outros peões en passant, enquanto bispos e damas obtiveram sua mobilidade atual. A dama tornou-se a peça mais poderosa do jogo. Estas mudanças rapidamente se difundiram por toda a Europa Ocidental, com exceção das regras sobre o empate, cuja diversidade de local para local somente se consolidou em regras únicas no início do Século XIX.
Por esta época iniciou-se o desenvolvimento da teoria enxadrística. A mais antiga obra impressa sobre o xadrez, Repetición de Amores y Arte de Ajedrez, escrito pelo sacerdote espanhol Luís de Lucena, foi publicado em Salamanca no ano de 1497. Lucena e outros antigos mestres do Séculos XVI e XVII, como o português Pedro Damiano de Odemira, os italianos Giovanni Leonardo Di Bonna, Giulio Cesare Polerio, Gioacchino Greco e o bispo espanhol Ruy López de Segura, desenvolveram elementos de aberturas e defesas, tais como Abertura Italiana, Ruy López e o Gambito do Rei, além de terem feito as primeiras análises sobre os finais.

PARA SE APROFUNDAR NO ASSUNTO ENTRE NO SITE:  

E PARA JOGAR COM OUTRAS PESSOAS E APRENDER NOVAS TÉCNICAS CADASTRE-SE EM: