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FEUDALISMO

O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências históricas concomitantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

Vamos montar um feudo medieval:



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A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhara caráter subsistente. Nesse período, a crise do Império Romano tinha favorecido um processo de ruralização das populações que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, junto com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada enquanto a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural devido às ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e a relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.
Fonte: http://www.brasilescola.com/historiag/feudalismo.htm


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PERÍODO COLONIAL - ATIVIDADE

 COMO ERA A VIDA NO PERÍODO COLONIAL?
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ENTRE JUSCELINO KUBITSCHEK E JÂNIO QUADROS


JK também ficou conhecido como “Presidente Bossa-Nova”, já que a música ganhava projeção nesse contexto e influenciava o agito dos jovens, rapidamente associando-se ao consumismo e à modernidade do período.

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MUSEU DO PORTAL


Neste bimestre, nós ajudaremos a criar o Museu do Portal em nossa escola, para isso vamos desenvolver algumas atividades nas aulas de história. Vamos começar visitando o Museu Imperial.
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ROTEIRO DE VIAGEM - 6° ANO

                                        

Estamos prestes a embarcar em uma viagem fascinante pelo tempo e espaço, explorando uma das civilizações mais influentes da história: Roma. Este projeto vai muito além dos livros, oferecendo uma oportunidade única de mergulhar na cultura, na arquitetura e nas histórias que moldaram o mundo ocidental.

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RACISMO, AINDA EXISTE?

O racismo é um tema muito debatido nos dias atuais, não só no Brasil, mas em boa parte do mundo. Tendo em vista os inúmeros casos ocorridos em várias áreas da vida social.

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DESAFIO 2: JESUSCRAFT

                 


Neste terceiro desafio, iremos nos preocupar com uma habilidade muito útil em situações de sobrevivência no JESUSCRAFT: NÓS E AMARRAS.
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Suicídio de Getúlio Vargas

 


Vamos entender os fatos que antecederam este incidente da história do Brasil:

Agosto de 1954: Os 19 dias que mudaram o Brasil 

➽ Dia 5: Atentado da rua Toneleros: o ex-major aviador Rubens Vaz é morto e Carlos Lacerda é ferido no pé. Getúlio Vargas convoca Gregório Fortunato, chefe de sua guarda pessoal, que nega qualquer envolvimento no episódio. 

➽ Dia 6: Getúlio diz em nota oficial que irá apurar o crime e punir os culpados. Cinco mil pessoas comparecem ao enterro do major Vez. Militares realizam manifestação de protesto contra o atentado. 

➽ Dia 7: O motorista de táxi Nelson Raimundo topes depõe na polícia e diz que o suposto autor do atentado, Climério Euribes de Almeida, ex-membro da guarda palaciana, utilizou seu carro para fugir do local do crime. 

➽ Dia 8: Getúlio é informado do envolvimento de Climério, que teria recebido dinheiro de Fortunato por meio do secretário da guarda, João Vicente de Souza. O presidente dissolve sua guarda pessoal. O ministro Nero Moura informa a Getúlio que a Aeronáutica está sublevada. 

➽ Dia 9: Deputados oposicionistas – entre eles Afonso Arinos – fazem violentos discursos na Câmara e exigem a renúncia de Getúlio. Tancredo Neves, ex-ministro da Justiça, divulga nota em que diz que o presidente não deixará o governo. 

➽ Dia 10: Numa reunião do Clube da Aeronáutica a tese da renúncia ganha força. Ex-membros do Alto Comando das Forças Armadas dizem ao ministro da Guerra, Zenóbio da Costa, que recomende ao presidente para se afastar por conta própria, antes que eles o obriguem a isso. 

➽ Dia 11: Getúlio diz a Zenóbio que não aceitará Gregório depõe na polícia. A missa de sétimo dia pela morte de Vaz coincide com novos protestos civis e militares no Rio de Janeiro.

 ➽ Dia 12: Instaurado inquérito policial-militar, um IPM, para apurar o atentado. Getúlio vai a Minas Gerais para inauguração de uma siderúrgica. Lá, é recebido com festa por Juscelino Kubitschek. É seu último discurso e sua última aparição pública. 

➽ Dia 13: O pistoleiro Alcino José do Nascimento é preso. Há suspeitas de que agiu sob ordens indiretas do filho de Getúlio, Lutero Vargas. Este nega participação no crime, depõe voluntariamente no IPM e abre mão de sua imunidade parlamentar. 

➽ Dia 14: Cerca de 1.500 oficiais se reúnem no Clube Militar e exigem a renúncia de Getúlio. O secretário da guarda presidencial, João Vicente, confessa que facilitara a fuga de Alcino e de Climério orientado por Fortunato. 

➽ Dia 15: Pedida oficialmente a prisão de Gregório Fortunato. 

➽ Dia 16: Com a tropa fora de controle, o ministro da Aeronáutica, Nero Moura, pede demissão. 

➽ Dia 17: Climério é preso e com ele são encontrados 35 mil cruzeiros, em cédulas da mesma série de notas encontradas com Fortunato e Alcino. 

➽ Dia 18: Encontrados no arquivo de Fortunato papéis que o ligam a negócios suspeitos com o filho de Getúlio, Manoel Antônio Vargas. Carlos Lacerda escreve que o presidente está deposto moralmente, “pelo sangue que fez derramar”. 

➽ Dia 19: O ex-coronel João Adil de Oliveira, responsável pelo IPM, diz não ter mais dúvidas de que o crime da Toneleros foi planejado dentro do Catete. José Antônio Soares, que intermediara a contratação do pistoleiro, também é preso. 

➽ Dia 20: O Alto Comando do Exército reúne-se e divulga nota sobre a gravidade da situação. Orientado por Lacerda, o vice-presidente Café Filho leva aos chefes militares a hipótese da dupla renúncia.

➽ Dia 21: Café Filho propõe ao próprio Getúlio a renúncia de ambos. O presidente diz que vai pensar no assunto. Aeronáutica e Marinha se declaram em estado de prontidão. 

➽ Dia 22: Manifesto dos líderes da Aeronáutica exige a renúncia de Getúlio. Mascarenhas de Morais é enviado como mensageiro dos militares a Getúlio, que o rechaça e diz que só morto sairia do governo. 

➽ Dia 23: “Só morto sairei do Catete”. A frase vira manchete do antigo Última Hora, jornal getulista. Almirantes dizem que a Marinha apoia o manifesto dos brigadeiros. Generais redigem também um manifesto, considerado um ultimato a Getúlio. 

Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-getulio-var gas-se-matou.phtml


REPORTAGEM SOBRE A MORTE DE GETÚLIO:


ATIVIDADE DOS PRESIDENTES

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Especiarias e as Navegações


Começaremos este bimestre trabalhando com a história da alimentação e as suas consequência para a vida em sociedade, como a conhecemos.
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"Leve-me para cima" - Trabalho do 6° ano

Muitas produções são lançadas todos os anos sobre a vida extraterrestre, existem programas como Alienígenas do passado, do canal History, especializados em explicar a presença de civilizações de alienígenas na história da terra.

Nosso desafio, neste trabalho, será discutir historicamente essas ideias, pesquisando como o ser humano construiu os seus grandes patrimônios no passado.


Roteiro do trabalho:

1. Divisão dos grupos.

2. Seleção dos temas abaixo para cada grupo:

a) Pirâmides do Egito

b) Stonehenge

c) Linhas de Nazca

d) El mirador - Maias

e) Moai - Ilha de Páscoa

 

f) Muralha da China


g) Machu Pichu


3. Pesquisar em fontes confiáveis como estas obras foram feitas e com quais ferramentas, segundo os arqueólogos. (Obs.: registrar tudo no caderno)

   a) Anotar os argumentos utilizadas no vídeo para comprovar a presença dos alienígenas;

    b) Pesquisar sobre as construções: Como? Onde? Quem? Por quê? Com quais ferramentas foram construídos os monumentos, segundo a Arqueologia e a História?


4. Criar uma apresentação de slide com imagens das conclusões do grupo:

    a) Sem textos para leitura, apenas títulos ou datas;

    b) Somente imagens;

    c) Todos devem saber explicar o trabalho.







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Navegações - 7° ano

As Grandes Navegações são eventos que acabaram por mudar a História da Humanidade e compreendê-lo faz parte de um processo necessário de descobrimento de quem nós somos enquanto país. 
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EXPANSÃO NAPOLEÔNICA


     Napoleão chegou ao poder através do golpe de 18 Brumário, em 1799, que pôs fim à Revolução Francesa ao dissolver o Diretório. A partir disso, foi concentrando o poder em suas mãos até que, em 1804, proclamou-se imperador da França.